COMPORTAMENTO
06/01/2015 17:45 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

10 maneiras inteligentes de conseguir um upgrade de graça em qualquer viagem

Erik Isakson via Getty Images

Após um longo dia de perrengues numa viagem, nada tem o poder de acalmar e animar a alma do viajante como um upgrade gratuito.

Seja em um vôo ou em um hotel, acredite, existem maneiras inteligentes de conseguir um upgrade sem pagar nada, além das tentativas do tipo “é nosso aniversário de casamento”, ou outras do tipo ‘se colar, colou’. Consultamos nosso especialista em viagens aéreas George Hobica do site Airfarewatchdog, além de outros blogueiros do HuffPost para pegar algumas dicas.

Seja esperto e...

Use suas milhas para conseguir um upgrade.

Lembre-se que as milhas das empresas aéreas não servem apenas para reservar passagens – muitas empresas aéreas permitem que elas sejam usadas para fazer upgrade de uma passagem que já foi comprada também. O melhor a fazer é checar no site da empresa sobre a possibilidade de upgrades três ou quarto dias antes do seu vôo, diz Hobica. Ligar para a empresa para obter essa informação pode ser bem útil, também.

Reserve com um site que monitora as oscilações de preço.

Sites como tingo.com prometem "monitorar a sua reserva de hotel e se um quarto melhor ficar disponível com o mesmo preço, eles lhe enviarão um alerta oferecendo um upgrade da sua reserva”, diz Hobica. ISSO sim é um bom negócio.

Faça check-in no hotel no fim do dia.

No fim do dia, os hotéis geralmente têm uma melhor noção de exatamente quantos quartos estão ocupados aquela noite. Isso significa que há uma chance melhor de conseguir um upgrade.

Ofereça-se para trocar de vôo antes de pedirem voluntários para fazê-lo.

Quando acontece o ‘overbooking’ em vôos, as vezes empresas aéreas oferecem vouchers para passageiros que voluntariamente aceitam viajar em um vôo que sairá mais tarde. O valor desses vouchers muitas vezes aumenta à medida que a necessidade de voluntários vai ficando mais crítica. No entanto, pode ser mais lucrativo já se apresentar ao agente do portão dizendo que está disposto a trocar de vôo antes que comece todo o processo. Quem sabe você conseguirá um voucher com um valor bastante interessante.

Simplesmente PERGUNTE.

Seja no balcão da empresa aérea ou fazendo check-in em hotel, a ousadia de simplesmente pedir um upgrade pode valer a pena. Se houver uma suíte que ficou disponível inesperadamente ou um assento na primeira classe, não há razão para ela não ser sua.

Seja muito simpático.

Quando chegar no balcão da empresa aérea ou do hotel para pedir um upgrade, a pessoa que é extremamente simpática tem as melhores chances de conseguir que seu pedido seja atendido. Segundo Hobica, a lógica é simples: “A maioria das pessoas NÃO é bem legal ao fazer o check-in… Tente ser simpático e pergunte. Se o hotel não estiver lotado, talvez lhe dêem um quarto melhor. Eu faço isso sempre”.

Vista-se muito bem.

Da mesma forma, ter a aparência de um cliente que recebe upgrades pode lhe ajudar a tornar-se um deles. Quando as empresas aéreas inesperadamente têm um assento disponível na primeira classe, diz Hobica, “Para quem você acha que vão dar o upgrade? O larga dão ou o cara de terno?”.

Viaje com frequência (ou hospede-se em um hotel com frequência).

Muitas vezes, uma empresa aérea oferece upgrades a membros vip do seu programa de milhagem antes de oferecê-lo a outros passageiros. Hospede-se na mesma rede de hotéis com frequência, para ter vantagens especiais (não só upgrade de quarto, mas tratamento de beleza e check-out mais tarde também!) que só são oferecidas aos hóspedes mais leais.

Dê uma gorjeta, ainda que seja pequena.

Tudo bem, se você dá uma gorjeta, o upgrade não é realmente “gratuito”, mas um pouquinho de grana pode trazer grandes benefícios. Isso é porque a questão aí não é o dinheiro – e sim a atitude. “Dar gorjeta é demonstrar bondade”, explica o veterano em hotelaria Jacob Tomsky. "É difícil demonstrar bondade nesse mundo moderno em que tudo acontece muito rápido”.

Celebre uma ocasião "nada especial".

Quando recepcionistas recebem pedidos por conta de aniversários ou aniversário de casamento o tempo todo, você imagina que essas ocasiões acabam ficando comuns e não merecem um upgrade, explica Tomsky. Ele diz que ele estaria mais disposto q conceder um upgrade para um hóspede que estivesse “celebrando” um divórcio…bem, deixamos a seu critério como usar essa informação.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.