NOTÍCIAS
05/01/2015 14:02 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:42 -02

Como calcular a verdadeira idade de um cachorro comparada à de um humano?

Thinkstock/Getty Images

Com frequência a gente ouve falar que cada ano da vida de um cão equivale a sete "anos humanos". Mas será que é isso mesmo?

Ben Carter, um repórter da BBC Magazine, ficou intrigado quando seu companheiro da raça West Highland Terrier morreu aos 19 anos de idade e, ao multiplicar este número por sete, concluiu que o cachorro teria vivido 135 anos!

Com a pulga atrás da orelha, Ben ouviu especialistas e descobriu que não é bem assim. Para calcular com acuidade a idade de um cão em comparação com a de um ser humano, há várias questões a serem levadas em consideração.

Em primeiro lugar, o tamanho: raças de pequeno, médio e grande porte amadurecem em ritmos diferentes.

De maneira geral, os cães menores se desenvolvem mais rapidamente, atingem a maturidade logo e têm uma vida adulta mais longa.

Já os cães maiores demoram mais para se tornarem completamente maduros e têm uma vida adulta mais curta.

Assim, aos dois anos de idade um cão pequeno aos dois anos de idade é mais velho em "anos humanos" do que um cachorro de porte grande, mas, ao completar cinco anos, fica mais novo.

Outro complicador: diferentemente de outros animais, que em geral vivem mais quanto maior o seu tamanho (exemplo: elefante vs. rato), os cães de raças maiores têm maior chance de desenvolver câncer durante a vida e, por isso, costumam viver menos do que os pequenos.

"Não há nenhuma outra espécie animal com o mesmo grau de diversidade de tamanho existente entre os cachorros", afirmou a Dra. Kate Creevy, da Universidade da Geórgia. "E, ao desenvolvermos tantas raças diferentes, contribuímos para a disparidade do fenômeno do envelhecimentos entre os cães."

Por isso, para acertar no cálculo da idade de seu cão em "anos humanos", os dois primeiros anos de vida do pequeno valem mais:

12.5 anos por "ano humano" para cães pequenos;

10.5 anos por "ano humano" para cães de porte médio;

9 anos por "ano humano" para cães de porte grande.

A partir do terceiro ano, a raça passa a ter mais influência. Veja a reportagem da BBC para saber as diferenças de evolução etária entre elas.

Para ajudá-lo neste difícil cálculo, o site da BBC criou uma espécie de calculadora da idade canina.

Ah, você também pode calcular quantos anos teria se fosse um labrador, um chihuahua ou um pastor alemão.

A calculadora não tem todas as raças (sorry!), mas inclui mais de 20.

Enjoy!

LEIA TAMBÉM

- Antes e depois: imagens de animais e seus donos ao longo dos anos (FOTOS)

- Os animais vão para o céu? O papa Francisco diz que sim