NOTÍCIAS
01/01/2015 20:42 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:23 -02

Posse de Dilma tem oito chefes de Estado, maioria da América Latina

montagem / agências de notícias

A presidente Dilma Rousseff tomou posse nesta quinta-feira (1) para assumir seu segundo mandato, em cerimônia que contou com a presença de oito chefes de Estado -- boa parte deles latino-americanos -- e quatro chefes de governo.

Entre os chefes de Estado de países vizinhos que prestigiam a posse de Dilma no primeiro dia de 2015 estão José Mujica (Uruguai), Nicolás Maduro (Venezuela), Michelle Bachelet (Chile), Evo Morales (Bolívia) e Horácio Cartes (Paraguai).

Também prestigiaram a posse de Dilma o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o vice-presidente chinês, Li Yuanchao, entre os 11 vice-chefes de Estado.

Ao contrário da primeira posse de Dilma há quatro anos, quando choveu em Brasília, a Praça dos Três Poderes não estava lotada, embora alguns militantes petistas estivessem na capital federal com bandeiras do partido e da campanha de Dilma.

Dilma, 67 anos, assume o segundo mandato depois da mais acirrada eleição presidencial desde a redemocratização e sob fortes críticas pela estagnação da economia e em meio ao maior escândalo de corrupção da história do país.