NOTÍCIAS
24/12/2014 14:10 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Retrospectiva 2014: 12 destaques da tecnologia no País e no mundo

Se você olhar para trás, qual foi a grande inovação deste ano? 2014 foi um ano sem ter aquela inovação que funciona como um divisor de águas do mundo da tecnologia. Pelo contrário: foi um ano em que os lançamentos entraram para o cotidiano de forma orgânica, natural, sem que o mundo ficasse boquiaberto. Porque, afinal, a inovação está por todos os lados - e nós já estamos ficando acostumados com isso.

Tivemos iPhone? Sim, tivemos o iPhone 6 Plus, o 'iPhone grande'(e o que chamou mais a atenção no noticiário foi que ele entortava no bolso de alguns usuários). Também tivemos mudanças nas políticas de privacidade do Google e do Facebook, acendendo o alerta para que os usuários prestem atenção. Sem falar que o Whatsapp foi comprado pelo Facebook, dando a Mark Zuckerberg ainda mais poder sobre seus bilhões de usuários.

E os usuários de torrents sofreram um golpe duro: o Pirate Bay saiu do ar no final do ano.

Nem tudo são perdas. O Marco Civil da Internet foi finalmente aprovado, dando ao Brasil o pioneirismo nas leis que regulam direitos e deveres das empresas, governo e dos usuários de internet. Ainda faltam avanços nas áreas de direitos autorais e privacidade, mas o primeiro passo foi dado.

Neste ano também se consolidaram serviços de economia compartilhada, como o Airbnb e o Uber, startups que usam a tecnologia para facilitar a vida cotidiana (com aluguéis, no primeiro, e caronas, no segundo). O Spotify finalmente chegou ao Brasil, permitindo aos brasileiros acessarem o enorme acervo musical sem precisar apelas para proxies e outras gambiarras.

Veja fatos para relembrar em 2014: