NOTÍCIAS
10/12/2014 16:41 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Série de vídeos 'Bong Appetit' explora o uso de maconha na gastronomia

O canal Munchies, da Vice, divulgou hoje o seu novo projeto: Bong Appetit. O trocadilho com a expressão francesa "bon appétit" não é gratuito: a proposta é levar ao público uma série de vídeos protagonizados por pessoas que exploram a gastronomia feita com o auxílio de maconha.

No primeiro episódio, Matt Zimbric visita a cozinha de Aurora Leveroni, que tem 91 anos e carrega o apelido de Nonna Marijuana graças à habilidade de preparar clássicos da culinária italiana com um toque de maconha. Com ajuda da filha, Valerie, Nonna fabrica manteiga de cannabis e a usa para fazer pratos como nhoque e frango.

O uso de maconha começou por questões médicas. Valerie tinha ataques epilépticos e descobriu que cannabis aliviavam as crises. Passou a usar cannabis com regularidade. Mais do que apoiar o novo hábito da filha, Nonna passou a advogar em favor da maconha medicinal — e a cozinhar com ela.

"Eu tinha 75 anos de experiência na cozinha quando decidi experimentar com o que chamo 'folha medicinal da natureza'. Comecei a cozinhar com maconha há cinco anos", explicou Nonna, em entrevista à Munchies. "Agora eu uso maconha como um ingrediente para ajudar aqueles que estão doentes e precisam dela para se curar, como minha filha Valerie."

LEIA TAMBÉM