NOTÍCIAS
10/12/2014 12:28 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Responder imediatamente e-mails de trabalho está destruindo a sua saúde

MoMo Productions via Getty Images

É bem provável que você cheque obsessivamente seus e-mails de trabalho e queira respondê-los imediatamente.

De fato, a nossa sociedade constantemente conectada tende a pensar que o empregado ideal está sempre "ligado". O trabalhador médio gasta 28 % do seu dia de trabalho lidando com e-mails. Uma pesquisa de 2013 constatou que 81 % dos empregados americanos checam seus e-mails fora do horário de trabalho, e mais de um terço disse checar seus e-mails de trabalho várias vezes ao dia, fora do horário de trabalho. Um terço dos entrevistados também disse que costumam responder os e-mails dentro de 15 minutos.

Pesquisadores recentemente inventaram um termo para esta vontade de responder imediatamente e-mails e se envolver em pensamentos obsessivos sobre responder um e-mail do chefe, de colegas ou clientes: "workplace telepressure”. Eles descobriram que o telepressure não só é uma das principais causas de estresse no trabalho, mas também um perigo para a saúde. A pesquisa, que será publicada na próxima edição do Journal of Occupational Health Psychology, descobriu que a fixação por e-mails de trabalho pode contribuir para o desgaste físico e mental.

Os pesquisadores pediram que 300 trabalhadores relatassem a frequência com que respondiam os e-mails em dias úteis, bem como nos fins de semana, férias e dias de baixa por doença. Eles também analisaram o tempo de resposta de alguns e-mails recentes dos empregados e fizeram várias perguntas sobre o bem-estar e a dinâmica no local de trabalho.

Os trabalhadores que experimentaram altos níveis de telepressure eram mais propensos a concordar com as declarações que avaliam o desgaste como: "Eu não tenho energia para ir trabalhar na parte da manhã", e relataram que se sentiam cansados e sem foco. Telepressure também foi correlacionado com dormir mal e faltar no trabalho. Os níveis de telepressure dos empregados, os pesquisadores descobriram, pareciam ser previstos em grande parte pelas normas e expectativas do local de trabalho.

As descobertas sugerem que ficar constantemente checando seus e-mails corporativos pode não ser saudável e nem produtivo - e que incentivar os funcionários a desligarem (ou até mesmo decretar políticas de não checar e-mails após a hora de trabalho) poderia beneficiar tanto o bem-estar dos empregados da empresa quanto o lucro.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Como o seu ambiente de trabalho prejudica a sua saúde

- Por que ser workaholic é péssimo para você mesmo e para todas as pessoas em volta