MUNDO
09/12/2014 08:52 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Nova trégua entra em vigor no Leste da Ucrânia nesta terça-feira

Marko Djurica / reuters

Entrou em vigor nesta terça-feira (9), no Leste da Ucrânia, a nova trégua acertada entre as autoridades ucranianas e os separatistas das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk .

“Segundo os dados que temos a esta hora, não há confrontos armados em nenhum ponto”, disse um porta-voz do comando das milícias separatistas, citado pela agência russa RIA Novosti.

Um correspondente da agência de notícia Reuters, no entanto, afirmou ter ouvido tiros em Donetsk até às 9h (horário local), mas frisou que eles logo cessaram. Um porta-voz dos militares ucranianos confirmou à Reuters que as ações de combate foram suspensas, mas ressaltou que "se os separatistas atacarem nós vamos responder”, disse um porta-voz militar por telefone.

O cessar-fogo, que tem sido chamado de "Dia do Silêncio", entrou em vigor pela manhã desta terça e foi acertado há uma semana com a mediação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

Caso a trégua entre os dois lados se mantenha, aumentariam as chances de uma renovação das conversas de paz em Minsk, capital da Bielorrússia, envolvendo a Rússia, a Ucrânia e líderes separatistas, novamente sob a supervisão da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, no fim desta semana.

Foram nas conversas do chamado "grupo de contato" em Minsk, no começo de setembro, que um plano para paz, incluindo o cessar-fogo, foi traçado, ainda que poucos avanços tenham sido registrados nas negociações de paz desde então.

O conflito entre o governo ucraniano e os separatistas pró-russos deixou mais de 4.300 mortos e cerca de 1 milhão de refugiados em oito meses, segundo as Nações Unidas.

(Com agências de notícias)