NOTÍCIAS
01/12/2014 13:16 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

‘Sociedade dos Poetas Mortos' faz 25 anos: onde estão os alunos do professor Keating?

“Ó, capitão, meu capitão!” é provavelmente uma das falas mais famosas da história do cinema. E também uma das mais repetidas. A frase pertence ao poema de Walt Whitman de título homônimo, mas se tornou conhecida há 25 anos graças ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos”.

O professor Keating, interpretado pelo falecido Robin Williams, se converteu em um dos professores mais importantes da história das telonas, à altura de Sidney Poitier (o professor Mark Thackeray) em “Ao Mestre com Carinho” (1967). Seu lema carpe diem (aproveite o momento) e a cena final, em que os alunos desobedecem o professor subindo na mesa para se despedir dele, entraram definitivamente para a história do cinema. Tenha visto o filme ou não, você conhece esses dois momentos.

Ninguém se esquece do filme e ninguém se esquecerá de seu protagonista. Entre os muitos papéis de Robin Williams, este é um dos mais famosos. Quando se revelou sua trágica morte, em agosto, todos os meios de comunicação disseram “Adeus a Robin Williams, adeus ao capitão”.

Todos acompanhamos sua carreira e seus filmes posteriores (de “Hook – a Volta do Capitão Gancho” a “Gênio Indomável”, pelo qual ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante). Mas seus alunos não tiveram o mesmo sucesso. Dos sete estudantes da escola Welton que ressuscitaram a sociedade dos poetas mortos, só Ethan Hawke (Todd Anderson) teve uma carreira imaculada no mundo do cinema. O que aconteceu com os outros? Quantos deles seguem se dedicando à carreira de ator? Algum a abandonou? Como mudaram? Aqui você encontra as respostas.

*o filme foi lançado nos Estados Unidos em 22 de novembro de 1989.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost Spain e traduzido do espanhol.