NOTÍCIAS
01/12/2014 17:44 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Messi e Cristiano Ronaldo voltam a ser finalistas do Bola de Ouro, desta vez ao lado do alemão Neuer

AP

A Fifa divulgou nesta segunda-feira (1º) os finalistas do Bola de Ouro 2014, prêmio destinado pela entidade que rege o futebol mundial ao melhor jogador do ano.

Além do português Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e do argentino Lionel Messi (Barcelona), atletas que venceram as seis últimas edições da premiação, o goleiro alemão Manuel Neuer (Bayern de Munique), que brilhou com a seleção alemã na última Copa do Mundo, é o outro concorrente na disputa.

O brasileiro Neymar, que realiza uma boa temporada pelo Barcelona, ficou, portanto, mais uma vez, de fora da final da premiação, que terá o vencedor anunciado no dia 12 de janeiro, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.

A escolha do melhor jogador do mundo é feita através de votação com um jornalista, o capitão e o técnico da seleção principal de cada um dos 209 países filiados à Fifa. O Bola de Ouro é promovido pela entidade máxima do futebol mundial em parceria com a revista esportiva France Football.

Melhor jogadora

Vencedora entre os anos de 2005 e 2010 e indicada anualmente desde 2004, a brasileira Marta, que atualmente defende o Rosengard, da Suécia, mais uma vez é finalista do prêmio Bola de Ouro. Neste ano, suas concorrentes serão a alemã Nadine Kessler (Wolfsburg) e a norte-americana Abby Wambach (Western New York Flash).

Melhor técnico de equipes masculinas e femininas

O prêmio de melhor técnico do ano também teve seus finalistas definidos nesta segunda-feira. O alemão Joachim Löw, treinador da seleção campeã da Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil, irá concorrer com dois treinadores de clubes da capital espanhola: o argentino Diego Simeone, do Atlético de Madrid, e o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid.

Também será premiado, em janeiro, o(a) melhor treinador(a) de equipe ou seleção feminina de 2014. Concorrem à honraria o alemão Ralf Kellermann, campeão da Liga dos Campeões da Europa pelo Wolfsburg, sua compatriota Maren Meinert, campeã com a seleção alemã do Mundial sub-20, e o japonês Norio Sasaki, campeão da Copa da Ásia com a seleção japonesa.

Seleção ideal da Fifa

O brasileiro Neymar, se ficou de fora da lista dos finalistas da prêmio Bola de Ouro, ao menos foi um dos indicados à seleção ideal da Fifa. O craque do Barcelona disputará uma vaga no ataque (serão três escolhidos para a linha de frente do escrete) com nomes como o argentino Lionel Messi (Barcelona), o português Crisitiano Ronaldo (Real Madrid) e o hispano-brasileiro Diego Costa (Chelsea), entre outros.

Ao todo, 55 jogadores disputam 11 vagas no time ideal, sendo 20 defensores, 15 meio-campistas e cinco goleiros.

Prêmio Puskas

O prêmio de gol mais bonito do ano será disputado entre o holandês Robin Van Persie, o colombiano James Rodriguez e a irlandesa Stephanie Roche. Os atletas da seleção holandesa e colombiana já haviam protagonizado a disputa do gol mais bonito da última Copa do Mundo, vencida pelo jogador da seleção colombiana.

Agora, no Prêmio Puskas, os craques terão a companhia de uma mulher: Roche, que atualmente defende o ASPTT Albi, da França, marcou um golaço, de voleio, quando ainda defendia o Peamount United, de seu país natal.