NOTÍCIAS
24/11/2014 09:48 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Um breve (e deslumbrante) registro visual do mundo burlesco dos anos 1950 (FOTOS)

Hoje, o burlesco mantém-se como uma expressão artística, lugar mais que justo. Os artistas, ambos homens e mulheres, combinam os aspectos mais explosivos de fantasia, dança, comédia e teatro num tipo de entretenimento ao vivo que, é claro, coloca a nudez em um pedestal. Dita Von Tesse e a World Famous BOB tem tornado o estilo de performance cheio de borlas em uma prática em evolução que desafia tudo o que é convencional – da política de gênero até a sexualidade e a percepção do público sobre o corpo nu.

O burlesco tem suas raízes históricas na cultura americana dos menestréis, cuja origem data dos anos 1840. Porém, a versão que conhecemos hoje – um casamento do humor vaudeville e do strip-tease – tornou-se popular no início dos anos 1990, quando as artistas (a maioria mulheres) invadiram os clubes e palcos da Broadway com seu próprio estilo de música, dança e nudez provocativa. A era da Lei Seca custou muito para a indústria burlesca, quando políticos e autoridades abstêmias tiveram problemas com artistas e donos das boates que tornaram o burlesco possível. Felizmente, o gênero vingou-se nos anos 1950, com mulheres como Sally Rand, Gypsy Rose Lee, Tempest Storm, Lili St. Cyr e Blaze Starr surgindo como ícones que expandiram as fronteiras.

Nós mergulhamos nos arquivos fotográficos para apresentar uma mostra visual do mundo burlesco dos anos 1950. Trata-se de um olhar breve, porém facilmente deslumbrante da década que deu destaque ao amor pelo corpo no palco. Observe:

1950

burlesque dancer

A dançarina burlesca de biquíni Brenda Conde mostra alguns passos nos bastidores do Teatro Tivoli, Cidade do México, cerca de 1950 (Foto de Three Lions/Getty Images)

burlesque dancer

A dançarina burlesca Gloria Knight vestindo um traje de palco de duas peças, cerca de 1950 (Foto de Diaz & Rogers/Hulton Archive/Getty Images)

burlesque dancer

A dançarina burlesca Lonnie Young em um biquíni decorado com flores, cerca de 1950 (Foto de Hulton Archive/Getty Images)

burlesque dancer

A dançarina burlesca Mary Mack reclinando-se numa chaise loungue, cerca de 1950 (Foto de Bruno/Hulton Archive/Getty Images)

burlesque dancer

A atriz americana e artista burlesca Gypsy Rose Lee (1914-1970), cerca de 1950 (Foto de Pictorial Parade/Archive Photos/Getty Images)

1952

burlesque

A artista de strip-tease Lili St. Cyr é vista durante seu número no Club Samoa em Nova York no dia 10 de agosto de 1952 (AP Photo/Ed Ford)

burlesque dancer

Dançarinas de coral em um show burlesco, vestidas de biquíni, cerca de 1952, relaxando nos bastidores do Teatro Tivoli na Cidade do México (Foto de Three Lions/Getty Images)

1953

burlesque 1953

A artista burlesca Lili St. Cyr veste suas meias durante os ensaios de sua dança interpretativa para o curta-metragem tridimensional
Carmenesque
no dia 23 de janeiro de 1953 em Los Angeles (AP Photo/Ellis R. Bosworth)

burlesque 1953

Membros de um grupo cívico que era contra os shows burlescos formam uma passeata em frente ao Teatro Raede Paramount no dia 28 de junho de 1953 em Long Beach, NJ, protestando contra a inauguração de um teatro para o entretenimento do gênero. O show de abertura ocorreu conforme o planejado (AP Photo)

burlesque 1953

Da esquerda para a direita nesta foto dividida, as atrizes e artistas burlescas Margie Hart, Lili St. Cyr e Gypsy Rose Lee todas apresentando-se no Antigo Howard Theater de Boston no dia 25 de novembro de 1953 (AP Photo)

1954

burlesque dancer

A stripper burlesca americana Tempest Storm tira seu sutiã enquanto faz seu show no palco em 1954 (Foto de Grahic House/Getty Images)

burlesque dancer

A stripper burlesca americana Tempest Storm veste um mero sutiã com lantejoulas estrategicamente colocadas enquanto se apresenta no palco em 1954 (Foto de Grahic House/Getty Images)

1955

burlesque dancer

Retrato da performer burlesca americana Blaze Starr, cerca de 1955, vestindo um biquíni e salto-alto, sentada em um jardim e segurando uma bola de praia em seus lábios (Foto de Hulton Archive/Getty Images)

burlesque dancer

A dançarina burlesca Lilly Christine usa um leque para manter-se refrescada enquanto espera seu sinal para entrar e apresentar sua famosa “Dança do Gato”, inspirada pelo voodoo, cerca de 1955. (Foto de Three Lions/Getty Images)(Photo by Three Lions/Getty Images)

burlesque dancer

Uma dançarina burlesca vestindo um enfeite de chapéu exótico com chifres e um biquíni, cerca de 1955 (Foto de Hulton Archive/Getty Images)

burlesque

A artista de striptease Lili St. Cyr aparece numa cena de “O Filho de Sinbad” de Howard Hughes, em junho de 1955 (AP Photo)

1956

burlesque

Uma vista geral do palco do Teatro Burlesco Columbia em Nova York no dia 26 de dezembro de 1956 (AP Photo/Marty Lederhandler)

burlesque 1956

Vista das coxias, as garotas ensaiam seu numero de dança no Teatro Burlesco Columbia de Nova York no dia 26 de dezembro de 1956 (AP Photo/Marty Lederhandler)

1957

burlesque 1958

A performer burlesca americana Gypsy Rose Lee (que nasceu Rose Louise Hovick) (1911-1970) ri durante sua participação no programa de TV “Person to Person”, gravado no dia 6 de fevereiro de 1957 (Foto de CBS Photo Archive/Getty Images)

burlesque 1957

Molly Dexter no palco do cabaré Lido em Paris com as Bluebell Girls em 1957 (Foto de Express/Archive Photos/Getty Images)

burlesque 1957

Dançarinas em fila no Teatro Burlesco Columbia em 1957 (Foto de Ed Clarity/NY Daily News Archive via Getty Images)

1959

burlesque 1959

Garotas do strip-tease tomando xícaras de chá durante um intervalo entre shows no Nell Gwynn Club, na Rua Dean do Soho no dia 13 de agosto de 1959 (AP Photo)

burlesque 1959

A atriz britânica Joan Collins, na direita, ensaia sua provocante dança para o filme Sete Ladrões, com a assessora técnica e rainha burlesca na vida real Candy Barr, em Hollywood, Califórnia no dia 20 de agosto de 1959 (AP Photo)

burlesque dancer

Retrato ao ar livre da stripper americana, dançarina e performer burlesca Blaze Starr enquanto dança sobre a sombra de uma árvore em 1959 (Foto de Pictoral Parade/Getty Images)

burlesque 1959

Dançarinas burlescas no dia 15 de dezembro de 1959 (Foto de Afro American Newspapers/Gado/Getty Images)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.