NOTÍCIAS
21/11/2014 18:31 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Por que os cachorros dão chutes no ar quanto coçamos suas barrigas?

Jerzy Jacek Gadykowski/Thinkstock

O Totó não se segura. Cada vez que você faz carinho naquele local específico da barriga, ele começa a balançar a perna loucamente. Por quê?

É tudo uma questão de auto-preservação.

"Os cães chutam quando coçamos suas barrigas porque este é um reflexo involuntário", disse o Marc Bekoff, especialista em cachorros e autor do livro "Why Dogs Hump and Bees Get Depressed" ao Huffington Post por email.

E como uma sensação de coceira ou arranhão pode realmente significar algo irritante para a pele ou algum parasita, o chute de reflexo é uma espécie de mecanismo embutido para dar um chega pra lá na ameaça, de acordo com um artigo recente da Popular Science.

Leia mais: Homem imita latidos e filma reação dos cachorros (VÍDEO)

Então, esses chutes são parecidos como certos reflexos que nós temos.

"Vamos imaginar que você encoste em um fogão quente. Antes de o seu cérebro reconhecer que aquilo é dolorido, a medula espinhal detecta a dor, e você involuntariamente tira a mão", disse Lore Haug, veterinário e especialista em comportamento animal à Popular Science. "Se você tiver de esperar até que a parte consciente do seu cérebro reconheça que algo está em perigo, seu atraso na reação pode causar ferimentos ou mesmo a morte em alguns casos."

Na verdade, os veterinários podem usar os reflexos de coceira do cachorro para diagnosticar problemas neurológicos -- mais ou menos como os médicos usam um martelinho de borracha para testar os reflexos de nossos joelhos.

Agora você sabe :)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.