MUNDO
14/11/2014 18:50 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:47 -02

Estado Islâmico anuncia a criação de moeda própria

Reprodução / twitter

O Estado Islâmico anunciou que irá cunhar sua própria moeda, que será usada nos territórios controlados pela milícia jihadista no Iraque e na Síria. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (13).

Em comunicado oficial, a organização afirmou que as moedas serão fabricadas em ouro, prata e bronze e substituirá "o sistema monetário tirânico imposto aos muçulmanos e que levou à sua opressão". Os jihadistas ainda pretendem, com a instituição do novo sistema monetário, libertar os muçulmanos do “mercantilismo e da opressão econômica satânica".

LEIA MAIS: Relatório da ONU afirma que Estado Islâmico tem combatentes de mais de 80 nacionalidades e muito dinheiro

Serão criadas moedas de sete diferentes valores. A mais baixa delas (de bronze) será a de 10 fils, equivalente a 0,06 centavos de dólares, ao passo que a mais alta (de ouro), de 5 dinares, valerá 795 dólares - a moeda de um dirham (de prata) terá o valor de um dólar.

Símbolos como a Mesquita Al-Aqsa, de Jerusalém, e o Minarete de Jesus da Mesquita de Umayyad, de Damasco, foram lembrados pelos militantes nas moedas, que também trazem as inscrições "Estado Islâmico" e "Califado" cunhadas.

Galeria de Fotos Moedas do Estado Islâmico Veja Fotos