NOTÍCIAS
11/11/2014 14:50 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

Porte de até 25 gramas de maconha não vai ser punido com prisão em Nova York

Shannon Stapleton / Reuters

A prefeitura de Nova York anunciou nesta segunda-feira (10) que quem for pego com pequenas quantidades de maconha não será mais preso, mas terá que pagar uma multa.

A medida, segundo o NY Daily News, vale a partir do dia 19 e se aplica àqueles que estiverem com até 25 gramas da erva.

O ato de fumar na rua, no entanto, ainda será penalizado com prisão, de acordo com o Comissário de Polícia William Bratton. “Para aqueles que querem evitar intimações, é simples: não faça”, disse ele, enfatizando que o uso da maconha ainda é “fora da lei” em Nova York.

De acordo com a nova regra, quem for pego com até 25 gramas da erva na rua vai pagar uma multa de US$ 100, e os reincidentes terão que desembolsar US$ 250.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, afirmou durante entrevista coletiva que muitas pessoas sem antecedentes criminais foram presas por causa da posse de pequenas quantidades de maconha, "especialmente em comunidades negras e latinas".

A detenção, segundo de Blasio, implica em ficha policial suja, o que “diminui as chances de conseguir um bom trabalho, ou um empréstimo estudantil”.

O movimento, no entanto, não é inédito. Em 1977, a cidade descriminalizou a posse de pequenas quantidades de maconha, desde que a erva não estivesse exposta – se a maconha estivesse no bolso de alguém, por exemplo, a posse não implicaria em violação.

No começo da década de 1990, no entanto, a polícia voltou a prender pessoas flagradas com pequenas quantidades da erva.