NOTÍCIAS
17/10/2014 20:57 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Estudo do Facebook mostra quais são os livros mais marcantes para os brasileiros

Reprodução/Instagram/Rodolfo Viana

Lembra aquela brincadeira/corrente no Facebook em que um amigo desafiava outro a listar os 10 livros mais marcantes de sua vida? Por exemplo, este post do jornalista e escritor Fred di Giacomo:

 

A iniciativa, apesar de ter tido origem popular, chamou a intenção do Facebook. A empresa aproveitou a brincadeira para identificar os livros que mais marcaram a vida das pessoas ao redor do mundo.

Nós coletamos uma amostra não identificada de mais de 130 atualizações de status que continham termos como "10 livros" ou "dez livros", publicadas nas últimas duas semanas de agosto. A demografia das postagens foi a seguinte: 63,7% estavam nos EUA, 9,3% na Índia e 6,3% no Reino Unido. A proporção entre mulheres e homens foi de 3,1:1 [3,1 mulheres para cada homem]. A idade média foi de 37 anos.

A partir das respostas, eles levantaram os 100 livros mais citados. (A propósito, tem um brasileiro na lista!)

A ideia, que até então considerava apenas usuários de língua inglesa, foi realizado em outros cantos. Como o Brasil.

A técnica utilizada foi a mesma — agrupar dados anônimos para identificar, de forma programática, segmentos comuns de texto que poderiam designar livros. No Brasil, foram analisadas mais de 20 mil mensagens aleatórias de usuários. O resultado mostra que a idade média dos participantes foi 28,1 anos, e 72% deles foram mulheres.

A lista do Facebook relaciona os 100 livros mais citados por usuários brasileiros. Confira aqui os 20 primeiros: