NOTÍCIAS
16/10/2014 17:31 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Rio 2016: obras do Parque Olímpico da Barra avançam (FOTOS)

Renato Sette Camara / EOM

O site oficial do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 divulgou nesta quinta-feira (16) imagens e avaliações do andamento das obras no Parque Olímpico da Barra, já sendo possível identificar as arquibancadas e as áreas de competição de nove instalações esportivas, sendo elas: as três Arenas Cariocas, o Centro Olímpico de Tênis, a Arena do Futuro, a Arena Olímpica do Rio, o Parque Aquático Maria Lenk, o Velódromo do Rio e o Estádio Olímpico de Desportes Aquáticos.

“Temos observado progressos significativos e estamos contentes de ver que a maior parte das obras estão evoluindo de forma bem próxima, e em alguns casos até adiantada, ao cronograma de linha de base. A construção das instalações evoluiu bastante ao longo dos últimos meses e várias arenas já estão com suas estruturas visíveis, como é o caso das Arenas Cariocas e do Centro Olímpico de Tênis, assim como o IBC, MPC e Hotel”, diz Alexandre Techima, diretor de Integração de Infraestrutura do Comitê Rio 2016.

O Centro Internacional de Transmissão (IBC) e o Centro Principal de Mídia (MPC) também estão com obras avançadas. Já as obras dos estacionamentos, da Via Olímpica, dos terraços e a recuperação das margens da Lagoa de Jacarepaguá também estão em andamento.

“Trabalhamos muito para garantir que as instalações fossem projetadas com todos os requisitos para sediar competições esportivas do mais alto nível e é muito gratificante acompanhar esses planos saírem do papel e se tornar realidade diante dos nossos olhos. Agora já é possível imaginar como será a operação durante os Jogos”, afirmou Josué Moraes, gerente de Competição Esportiva do Rio 2016, ao site do evento.

Em números gerais, já foram instalados mais de 10,5 quilômetros de redes de drenagem, 5,3 quilômetros em redes de esgoto, 8,3 quilômetros de redes de água, 5,0 quilômetros de redes de incêndio, 5,0 quilômetros de rede de iluminação pública, 9,9 quilômetros de rede de média tensão e 21,9 quilômetros de redes de telecomunicações.

Saiba como estão o andamento das obras do Parque Olímpico da Barra:

Arenas Cariocas

As três Arenas Cariocas são as obras que apresentam maior avanço, com as áreas de competição concretadas e as primeiras estruturas de arquibancadas instaladas.

Quatro esportes olímpicos (basquetebol, judô, esgrima e taekwondo) e outros quatros paralímpicos (basquetebol em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, bocha e judô) terão suas disputas realizadas nos pavilhões.

O Centro Olímpico de Tênis

A quadra central recebe os lances de arquibancada. Já as quadras adjacentes tiveram o trabalho de escavação e a preparação de terreno concluídos. Por fim, as áreas de competição tem recebido o piso.

Arena do Futuro

Já estão na fase final as obras das fundações da estrutura modular temporária. Com a instalação dos pilares e vigas, encontra-se em andamento a montagem da estrutura metálica da arena, que receberá as competições de goalball e handebol nos Jogos Olímpicos, sendo desmontada após o evento para dar lugar a quatro escolas municipais cariocas.

Centro Internacional de Transmissão (IBC) e Centro Principal de Mídia (MPC)

O Centro Internacional de Transmissão está com as obras em fase final de montagem da estrutura metálica e concretagem das lajes. No Centro Principal de Mídia, as obras de fundações e contenções já foram finalizadas e estão em andamento as estruturas de concreto dos níveis subsolo, térreo e mezanino.

Arena Olímpica do Rio e Parque Aquático Maria Lenk

Os locais passarão adaptações, previstas para o primeiro trimestre de 2015.

Velódromo do Rio e no Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos

As obras estão em fase de fundação.

Acompanhe, no vídeo abaixo, a evolução das obras:

Galeria de Fotos As obras no Parque Olímpico da Barra Veja Fotos