NOTÍCIAS
16/10/2014 11:38 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Facebook lança Safety Check, serviço para usuários avisarem que estão bem após desastres naturais

Divulgação / Facebook

Está a salvo em um local onde ocorreu um desastre? Avise sua família e seus amigos! Como? O Facebook te dará uma “forcinha”.

Nesta quarta-feira (15), a rede social colocou em funcionamento um serviço, chamado de “Safety Check”, para que usuários relatem a seus contatos como se encontram após a ocorrência de desastres naturais, como o tsunami ocorrido no Japão em 2011 que, inclusive, foi a inspiração para a criação do dispositivo. Segundo a empresa, a novidade será liberada “em breve”.

O “Safety Check” poderá ser usado tanto em telefones celulares, por meio de aplicativos para iOS e Android, quanto na versão tradicional do Facebook, utilizada em desktops. Os usuários da rede social, quando estiverem em uma região afetada por alguma calamidade, receberão uma notificação da rede social questionando se estão a salvo.

A localização poderá ser determinada pelo sistema de geolocalização do aplicativo, pelo último “check in” realizado no serviço “Nearby Friends”, ou pela cidade em que o usuário se conectou à internet pela última vez.

Caso não esteja em risco, o usuário pode selecionar a opção “estou seguro”. Além disso, amigos que tiverem notícias sobre a situação de tal usuário também podem assegurar se a pessoa está bem - pessoas que tiverem amigos no local receberão avisos sobre a situação deles.

“Durante a crise (gerada pela ocorrência do tsunami no Japão, em 2011), nós vimos como as pessoas usaram a tecnologia e as mídias sociais para se conectar com aquelas com quem se importavam”, afirmou Naomi Gleit, vice-presidente de produto do Facebook, em comunicado.

Como consequência, os engenheiros do Facebook no Japão criaram um painel de mensagens sobre o desastre e o colocaram em teste – a evolução do projeto acabou por criar o “Safety Check”.