NOTÍCIAS
16/10/2014 12:26 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Com cinco meses de atraso, novo terminal do Aeroporto de Viracopos é inaugurado (FOTOS)

DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Com atraso de cinco meses e ainda incompleto, o novo terminal A do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (a 93 km de São Paulo), foi inaugurado às 5h35 desta quinta (16) com a decolagem de um avião da Azul para o Rio de Janeiro. O início da operação foi feito sem aviso prévio e surpreendeu passageiros.

O terminal deveria ter sido entregue em maio, antes da Copa do Mundo, mas como as obras estavam atrasadas apenas delegações de seleções o utilizaram durante o Mundial. "Tivemos dificuldades, mas vencemos", disse Luiz Alberto Küster", diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o aeroporto. As obras completaram dois anos em 31 de agosto.

Por ter descumprido o prazo de entrega previsto no contrato de concessão, a empresa poderá ser multada pela Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) em até R$ 170 milhões, mais R$ 1,7 milhões por dia, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a Folha, parte do aeroporto ainda está em obras, com tapumes e guindastes no local e acabamento interno e externo incompletos. Já foram entregues o Píer A, três pátios de aeronaves, pista de pousos e decolagens e edifício-garagem, com capacidade para 4 mil veículos, de acordo com o jornal Metro.

Por enquanto, o terminal A vai operar apenas com destinos nacionais: Rio de Janeiro, Florianópolis e Vitória. Serão um chegada e quatro partidas, de segunda a sábado.

A partir de 1º de dezembro, ele será exclusivo para voos internacionais e os voos nacionais serão transferidos para o terminal C, também novo. Viracopos deverá receber 38 voos internacionais da TAP, Gol, Azul, American Airlines e Copa Airlines.

Segundo o site do aeroporto, o antigo prédio de Viracopos será desativado até março de 2015. O novo Aeroporto de Viracopos, quatro vezes maior do que o atual, terá capacidade para receber até 14 milhões de passageiros por ano.

Segundo o G1, Viracopos teve um aumento de passageiros de 7,5 milhões para 9,3 milhões de 2001 para 2013.

O novo Viracopos deverá desafogar os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, ambos muito movimentados. Também é uma boa opção para dias de pouca visibilidade na capital paulista, pois a região de Campinas costuma ter o clima bem estável, com bastante sol e céu azul na maior parte dos dias no ano.