COMPORTAMENTO
16/10/2014 12:52 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

'A Terceira Medida do Sucesso', edição nacional do livro de Arianna Huffington chega às livrarias do Brasil

Divulgação

Ser uma pessoa de sucesso é ________________.

Como você completaria a frase acima?

A maioria das pessoas provavelmente define com palavras como dinheiro e poder.

Mas Arianna Huffington, CEO do The Huffington Post, acredita e quer provar que o sucesso não é feito de dinheiro e poder, mas sim, de outras definições que vão além.

Em 2007, já na lista das 100 mulheres mais influentes do mundo segundo a Time Magazine, ela desmaiou de exaustão no próprio escritório – por excesso de trabalho, falta de sono e sobrecarga emocional. A partir deste episódio, ela se propôs um desafio: rever o significado da palavra "sucesso" em sua vida.

E isto se tornou uma prioridade.

Em seu livro "A Terceira Medida do Sucesso" (Sextante), ela defende a tese de que associar o sucesso à vida profissional é um dos grandes males da contemporaneidade, e colabora para o fracasso da humanidade. Lançado em março deste ano e bestseller da lista do The New York Times, a edição brasileira chega às livrarias do país a partir desta quinta-feira (16).

"Desta vez eu realmente fiz mudanças na forma em como eu estava vivendo a minha vida, adotando praticas diárias para me manter na "pista" - e fora das salas de espera de consultórios médicos. O resultado é uma vida mais gratificante, que me dá espaço para respirar e me aprofundar."

A jornalista defende a tese da criação de um novo indicador de prosperidade que inclui o bem-estar, a admiração, a sabedoria e a compaixão. Ela acredita que, juntas, estas quatro "palavrinhas" são os pilares fundamentais da verdadeira realização (e o que completa a frase no começo do texto).

Com base em pesquisas científicas e estudos recentes nos campos da psicologia, dos esportes, da fisiologia e da medicina do sono, a autora chama a atenção para os perigos do estresse, da rotina acelerada e do vício de usar smartphones. Além disso, apresenta estratégias para ajudar na redefinição de prioridades, no gerenciamento do tempo e no resgate da chamada "conexão interior".

Arianna, além do livro, criou em cada uma das edições do Huffington Post espalhados por dez cantos do mundo uma sessão chamada Outra Medida, para, mesmo após a leitura do livro, a redefinição de sucesso estar presente no dia a dia.

Para estimular a reflexão sobre encontrar o caminho para uma vida em que o trabalho, a saúde, a realização pessoal e o bem-estar estejam em equilíbrio – e não mais em eterno conflito, eis algumas dicas da autora para viver melhor:

1. Cuide do seu sono

Dormir 30 minutos a mais do que você já costuma dormir pode te ajudar a melhorar a saúde, criatividade, produtividade e sensação de bem-estar.

2. Medite

Cinco minutos por dia já são suficientes. Aos poucos, aumente até 20 minutos diários.

3. Respire entre um e-mail e outro

Muitas pessoas enquanto leem um e-mail tem o hábito de prender a respiração. Isso pode antecipar o diagnostico de stress. Durante a leitura, observe sua respiração.

4. Esqueça

Não sofra com projetos inacabados. Se não tiver como termina-los, delete-os da lista de afazeres.

5. Agradeça

Pratique o exercício dos 10 dedos de gratidão, diariamente, conte nas mãos 10 coisas pelas quais se sente grat@. Isso ajudará a prestar atenção em coisas pequenas, que passam despercebidos no dia a dia.

Mulher, mãe, empresária

Arianna Huffington, 63 anos, é cofundadora, presidente e editora-chefe do Huffington Post Media Group, um dos mais influentes portais de notícias e informações do mundo. Além disso é autora de 14 livros e mãe de Christina e Isabella.

Nascida na Grécia, ela se mudou para a Inglaterra quando tinha 16 anos e formou-se pela Universidade de Cambridge. Ela está na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time, e já entrou para a lista Forbes das mulheres mais poderosas.

Criado em 2005, o The Huffington Post está presente em 10 países e já foi premiado com o Pulitzer, um dos prêmios de jornalismo mais importantes dos Estados Unidos. Em 2014, Arianna lançou o Brasil Post, versão brasileira do site americano.

A Terceira Medida do Sucesso, de Arianna Huffington

Preço: R$ 29,90/E-book: 19,90

Editora: Sextante

Lançamento: 16/10

LEIA MAIS:

- 9 coisas sobre o HuffPost que sei hoje que gostaria de saber quando começamos

- The Alliance: o livro que pode mudar nosso modo de trabalhar