NOTÍCIAS
13/10/2014 17:35 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Leandro Damião pode ser punido por tentar simular pênalti em derrota para o Criciúma

Reprodução / Sportv

O atacante santista Leandro Damião ainda está longe de convencer os torcedores da equipe da Vila Belmiro que os 42 milhões de reais investidos em sua contratação valeram a pena. Com apenas nove gols marcados em dez meses, o atleta tem chamado mais atenção por suas "presepadas" do que pelas boas atuações.

Neste domingo, na partida do Santos contra o Criciúma, disputada na cidade catarinense, Damião tentou simular um pênalti puxando sua própria camiseta, na intenção de ludibriar o árbitro Péricles Bassols. Se este ignorou o lance, comentaristas esportivos, jornalistas e torcedores nas redes sociais, não - o atleta acabou virando motivo de chacota.

Ainda no intervalo da partida, Leandro Damião tentou se justificar, com uma desculpa pra lá de esfarrapada, dizendo que a camisa estava o apertando. "Não, eu estava tirando ela da coisa (sic), estava apertando. Foi um lance normal. Nunca tive problema de iludir árbitro, todo mundo sabe a pessoa que eu sou", esquivou-se.

A explicação do atleta não convenceu o Carlos Ceretto, comentarista da Sportv, emissora que transmitia a partida ao vivo. "Como ele se lembraria que puxou a camisa por estar apertando? Ele não iria se lembrar por ser um movimento natural. Se a sua camisa está apertada, você puxa na hora do jogo e não lembraria na hora da pergunta do repórter. Foi um lance muito específico. Ele lembrou por ter tentado ludibriar o árbitro, pelo menos na minha análise. Não vai dar para provar isso. Foi “fanfarrão” o Leandro Damião".

Nesta segunda-feira, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmidt, admitiu, em contato com a reportagem do portal Globoesporte.com, que o atleta pode ser denunciado e enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo pegar gancho de até seis jogos. O artigo fala em punição a quem assume "qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código"

"Estamos avaliando a eventual e péssima atuação teatral", limitou-se a dizer Schmidt.