NOTÍCIAS
10/10/2014 22:34 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Dilma e PT apontam ‘tentativa de golpe' com vazamento de depoimentos de CPI e pesquisas eleitorais ‘suspeitas'

FERNANDO TEIXEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

“Tentativa de golpe”. Foi assim que a presidente Dilma Rousseff (PT) definiu o uso político dos depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Yousseff pela campanha de Aécio Neves (PSDB), seu concorrente.

Nesta sexta-feira (10), ela criticou os governos anteriores aos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de não investigarem a corrupção.

“Eles jamais investigaram, jamais puniram, jamais acabaram com crime horrível da corrupção e agora, na véspera da eleição, querem dar um golpe, estão dando um golpe”, afirmou em rápido comício, diante de centenas de pessoas, em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. “Não podemos concordar com ele”, repetiu Dilma, referindo-se ao suposto golpe, para conclamar os gaúchos a formarem “uma grande onda” para “vencer o retrocesso” e “não voltar para trás”.

A tese de ‘conspiração’ encampada por Dilma nesta sexta-feira foi utilizada por outro petista mais cedo, também no Rio Grande do Sul. O candidato à reeleição no Estado Tarso Genro apontou o que chamou de “política em curso” para manipular o segundo turno das eleições. A mensagem foi publicada em sua página no Facebook.

Além dos vazamentos advindos das investigações em torno da corrupção na Petrobras, as primeiras pesquisas divulgadas no início da semana irritaram Dilma, a ponto da campanha petista solicitar acesso à metodologia utilizada pelo Instituto Paraná de Pesquisas, a qual foi divulgada pela revista Época e que apontou uma boa vantagem de Aécio sobre a presidente. Os valores foram bem distintos dos apurados por Ibope e Datafolha, dias depois.

O ministro Tarcisio Vieira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aceitou o pedido do PT, que quer investigar aquilo que chamou de “supostas irregularidades” na apuração do instituto.

(Com Estadão Conteúdo)

LEIA TAMBÉM

- Volta ao passado x mudança com união: Dilma Rousseff e Aécio Neves mostram as suas armas no retorno da propaganda na TV (VÍDEOS)

- ‘Saco de pancada' do PT, ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reage e critica Lula (VÍDEO)

- Recordar é viver: Aliados para o 2º turno, dirigentes de PSDB e PSB já trocaram farpas durante debates na TV