NOTÍCIAS
01/10/2014 19:51 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:57 -02

Tornado em Brasília: Instituto Nacional de Meteorologia confirma fenômeno entre aeroporto e Lago Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia confirmou a ocorrência de um tornado no Distrito Federal, na área entre o Aeroporto Internacional de Brasília e o Lago Sul.

É a primeira vez que o fenômeno teve registro visual no DF. Segundo o Inmet, não é possível dizer se foi o primeiro tornado da história de Brasília.

A cena foi flagrada pelo Corpo de Bombeiros, e o vídeo foi divulgado pelo centro de comunicação social da corporação.

A meteorologista Morgana Almeida, do Inmet, explica ao Brasil Post que o tornado é formado a partir da nuvem cúmulo-nimbo — nuvem de chuva de extensão vertical.

"É preciso ter um grande aporte de umidade e uma temperatura elevada. Muito calor gera uma baixa pressão. É essa baixa pressão da superfície que suga a nuvem. Ela fica em forma de funil e, quando isso acontece e ela toca o solo, recebe o nome de tornado", detalha Morgana.

LEIA MAIS:

- Ibope mostra consolidação de favoritismo de Rodrigo Rollemberg sobre Agnelo Queiroz e Jofran Frejat no Distrito Federal

- Rejeitado por 48% dos moradores do DF, Agnelo Queiroz está 13 pontos atrás de Rodrigo Rollemberg, diz Datafolha

Vídeos gravados de ângulos diferentes mostram o tornado, que foi fraco e não provocou qualquer estrago. A área em que ele ocorreu foi um descampado, sem qualquer residência.

O tornado aconteceu em dia de temporal forte no DF. A chuva forte derrubou o toldo do estacionamento do aeroporto e alagou a área do check-in, informa o site do Correio Braziliense.

Photo gallery Estragos do temporal em Brasília See Gallery