ENTRETENIMENTO
26/09/2014 15:23 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:57 -02

Vocalista do Radiohead, Thom Yorke lança novo disco solo por Torrent

LONDON, ENGLAND - OCTOBER 11:  Thom Yorke of Radiohead poses for a photoshoot backstage at Boiler room #69 on October 11, 2011 in London, United Kingdom.  (Photo by Caitlin Mogridge/Redferns)
Caitlin Mogridge via Getty Images
LONDON, ENGLAND - OCTOBER 11: Thom Yorke of Radiohead poses for a photoshoot backstage at Boiler room #69 on October 11, 2011 in London, United Kingdom. (Photo by Caitlin Mogridge/Redferns)

Em 2007, os britânicos do Radiohead conseguiram balançar a Indústria da Música. Durante o lançamento de In Rainbows, sétimo trabalho de estúdio da banda de Oxfordshire, a decisão de quanto o disco deveria custar acabou nas mãos do público.

Sete anos depois, Thom Yorke, vocalista do grupo, continua a investir em novas estratégias para a comercialização de discos.

Em Tomorrow´s Modern Boxes, segundo registro solo do cantor, o preço do trabalho é o mesmo para todos os compradores - seis dólares -, porém, é o método de distribuição via torrent que realmente desperta a curiosidade do público.

Leia mais: 14 discos hipsters para não-hipsters

Lançado como parte de um novo sistema da plataforma BitTorrent, o usuário pode baixar as oito faixas do disco a partir de um pagamento com cartão de crédito via PayPal - um dos principais sistemas de transferência de dinheiro online.

Além da edição em formato digital, o trabalho conta com uma versão física em vinil branco. Produzido por Nigel Godrich, velho parceiro do cantor, o trabalho teve a faixa de abertura, A Brain in a Bottle, disponibilizada de forma gratuita para audição e download no player abaixo.

Para apresentar o novo trabalho e explicar o método de distribuição da obra, Yorke e Godrich publicaram o seguinte texto:

Como uma experiência, estamos usando uma nova versão do BitTorrent para distribuir o novo disco de Thom Yorke.

Os novos arquivos torrent têm um 'portão' de pagamento para um conjunto de arquivos

Os arquivos podem ser qualquer coisa, mas neste caso é um 'álbum'.

É uma experiência para ver se a mecânica do sistema é algo que pode funcionar com o grande público

Se funcionar, poderia ser uma maneira eficaz de garantir algum controle sobre o comércio na internet de volta para as pessoas que estão criando o trabalho.

Ativando pessoas que fazem música, vídeo ou qualquer outro tipo de conteúdo digital para vendê-los elas mesmas.

Ignorando os auto eleitos 'guardiões'

Se funcionar, qualquer um pode fazer exatamente como temos feito.

O mecanismo torrente não requer qualquer descarregamento do servidor, ou custos de hospedagem ou qualquer dificuldade da 'nuvem'.

É uma loja independente

A rede não apenas transporta, como também hospeda o arquivo. O arquivo está em rede.

Este é o primeiro álbum solo de Thom Yorke desde The Eraser, de 2006. Em 2013 o artista lançou Amok , primeiro trabalho com o Atoms for Peace, projeto paralelo formado com os músicos Flea (Red Hot Chili Peppers), Joey Waronker (R.E.M.), Nigel Godrich e o brasileiro Mauro Refosco, percussionista do grupo Forro in the Dark.

Com informações Pitchfork e Stereogum.

Leia mais: onde comprar vitrolas e discos de vinil