ENTRETENIMENTO
25/09/2014 15:48 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:57 -02

5 coisas que você não sabia sobre o Nirvana (FOTOS)

Dave Grohl, Kurt Cobain and Krist Novoselic of Nirvana (Photo by Kevin Mazur/WireImage)
KMazur via Getty Images
Dave Grohl, Kurt Cobain and Krist Novoselic of Nirvana (Photo by Kevin Mazur/WireImage)

Como diz uma das mais famosas músicas da banda: “Here we are now, entertain us ...” (Estamos aqui, venha nos entreter…) Então vamos fazer exatamente isso, com vários fatos sobre o Nirvana.

Nirvana lançou o disco "Nevermind" no dia 24 de setembro de 1991. O contrato original da banda com a gravadora Sub Pop era de $600 (cerca de R$ 1456,62, atualmente), mas o álbum acabaria vendendo 30 milhões de cópias no mundo inteiro.

Talvez muitos não tivessem entendido o jeito da banda na época – a MTV chegou a errar a grafia da música vencedora do prêmio Moon Man de 1992, ficou "Smells Like Team Spirit" – mas com o passar dos anos o Nirvana conseguiu capturar o espírito das pessoas que queriam “vir como estão” (“come as you are”, como diz a música), independente de sentirem o team spirit (espírito de equipe) ou não.

Esquece o Charles Barkley dando uma de Robert na foto, aqui estão cinco coisas que você não sabia sobre o Nirvana.

TK TK gifs


1. Teen Spirit = marca de desodorante, mas Kurt Cobain não sabia disso quando uma amiga escreveu "Kurt tem cheiro de Teen Spirit" na parede do seu apartamento.

kathleen hanna

Kathleen Hanna, conhecida por ser integrante das bandas Bikini Kill e Le Tigre, ficou super bêbada tomando 40s e Canadian Club com Kurt Cobain em agosto de 1990. Depois de pichar um centro anti-aborto, onde Cobain pichou as palavras “Deus é gay”, os dois voltaram para o apartamento dele e ficaram antes mais bêbados. Hanna começou a rabiscar com caneta Sharpie nas paredes do apartamento que Cobain alugava. Anos depois ela descreveria aquele comportamento como “uma coisa bastante idiota”.

Porém, meses depois daquela noite, Cobain ligou para Hanna pedindo permissão para usar uma das frases que ela escreveu na parede. Ela diz que pensou: “Como será que ele vai usar 'Kurt smells like Teen Spirit' na letra de uma música?".

Parece que Tobi Vail, que tocava com Hanna na banda Bikini Kill e namorava Cobain na época, usava uma marca de desodorante (que não é vendida mais) chamada Teen Spirit. Depois que ficava com Vail, Cobain cheirava a Teen Spirit. Cobain só descobriu que a frase se referia a um desodorante e não era um elogio a ele depois. Reza a lenda que ele ficou com muita raiva do quando descobriu o real sentido da frase.

Imagem da Esquerda: WikiCommons.


2. "Smells Like Teen Spirit" foi composta como uma brincadeira e quando Kurt Cobain mostrou a música para a banda, eles odiaram.

nirvana

Kurt Cobain disse que a música "simplesmente estava zombando da ideia de se fazer uma revolução” e que “a música inteira é composta de ideias contraditórias”. Em uma entrevista à revista Rolling Stone, Cobain afirmou que "Smells Like Teen Spirit" foi simplemente uma "chupinhada" do The Pixies, e que a primeira vez que ele havia mostrado a música para o resto da banda eles não tinham gostado. Krist Novoselic, o baixista da banda, disse que a música era “ridícula”, mas mesmo assim, Cobain forçou a banda a tocar a música durante uma hora e meia. A banda achava que o riff lembrava a música "More Than a Feeling" da banda Boston, e até chegaram a tocar essa música como introdução de "Smells Like Teen Spirit" em shows ao vivo.

Relembrando os momentos em que Cobain tentava ‘vender’ a ideia da música, o baterista Dave Grohl disse:

Ver o Kurt escrever a letra de uma música cinco minutos antes de cantá-la pela primeira vez, faz com que você duvide que aquela música tenha um significado muito profundo. Você precisa de sílabas que preencham um espaço ou palavras que rimem.

A frase, "Here we are now, entertain us," era uma expressão que Cobain usava como brincadeira quando entrava em alguma festa. Para quebrar o gelo, ele dizia, "Well, here we are, entertain us. You invited us here" (“Bem, estamos aqui, faça algo para nos entreter. Você nos convidou para essa festa”).


3. O Nirvana foi expulso da festa de lançamento do disco "Nevermind" por começarem uma briga com comida. Eles eram conhecidos pelas brincadeiras e pegadinhas.

No único show do Nirvana em Pittsburgh, poucos dias após o lançamento de "Nevermind," a banda teve um desentendimento com a equipe da casa de show. Em resposta à discussão, Cobain tocou fogo no sofá.

Uma outra lenda conhecida no mundo do rock é que após uma suposta briga com Axl Rose na premiação do VMA de 1992, Courtney Love e Cobain cuspiram, urinaram e espalharam sêmen no piano em que achavam que Axl iria tocar "November Rain." Elton John acabou tocando a parte de Rose aquela noite.

Em seu livro "Nirvana: The True Story", o jornalista de música Everett True relata um incidente específico do festa de lançamento do disco "Nevermind", detalhando como a situação ficou descontrolada:

Ah, sempre havia um boa briga. Era inevitável. Essas caras agiam como crianças. Jogavam ovos, comida, colocavam CDs no microondas, era ridículo. Depois que fomos expulsos da festa de lançamento do álbum 'Nevermind', fomos todos para a casa da Susie e montamos os caras do Nirvana, vestindo eles com vestidos, com maquiagem e tudo, e dançamos pela casa. Acho que foi naquela noite que o Kurt ficou jogando ovos nos carros dos vizinhos da varanda da casa da Susie.


4. A princípio, a imagem da capa de "Nevermind" seria de um parto em baixo d’água e não só de um bebê nadando..

nirvana

Os integrantes da banda assistiram um documentário na TV sobre o processo do parto em baixo d’água e Kurt Cobain decidiu, "Vamos colocar isso na capa do disco”. Obviamente, a imagem era explícita demais, então acabaram usando o bebê nadando.

As fotos originais do fotógrafo Kirk Weddle ainda existem. Weddle descreveu o processo de fotografar o bebê como sendo muito rápido. Ele conta que “Nós o mergulhamos na água e clique, clique, o tiramos de lá. Fizemos duas vezes e pronto”.

Imagem: WikiCommons


5. Kurt Cobain foi despejado do apartamento onde morava quando "Nevermind" estava sendo lançado. Ele foi forçado a morar no seu carro.

TK TK gifs

Quando Kurt Cobain voltou para casa após a gravação de "Nevermind," caixas com seus pertences estavam na calçada do prédio onde morava e ele descobriu que havia sido despejado. Apesar do disco que estava prestes a ser lançado, Cobain passou várias semanas vivendo dentro do seu Plymouth Valiant ano 1963.

Aquela não era a primeira vez que Cobain havia ficado sem lugar para morar. Desde a adolescência, Cobain ficou sem moradia várias vezes, seja por ter sido expulso dos lugares onde morava ou por deixar de pagar as contas. Apesar de ter demorado um pouco, quando morreu Cobain tinha uma fortuna avaliada em $100 milhões.


BÔNUS: A placa de boas vindas na cidade natal de Kurt Cobain hoje diz "Come as You Are."

nirvana

Aberdeen, a cidade natal de Kurt Cobain, localizada no estado de Washington, colocou esta placa na entrada da cidade em 2005, 11 anos após a morte do músico. O avô de Cobain, Leland Cobain, aprovou a iniciativa e disse, "Passo por lá todos os dias e olho para a placa”.

Imagem acima: Usuário do Flickr jpwashere. Todas as outras imagens pertencem à Getty, a não ser que haja indicação diferente.