NOTÍCIAS
22/09/2014 17:18 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

José Serra compara legalização das drogas com liberar a pedofilia em evento com conselheiro de Obama (VÍDEO)

Ele não quis participar do Desafio do Balde e curte um ‘flagra’ fotográfico, como quem acompanha o Brasil Post já sabe. Mas o candidato ao Senado pelo PSDB José Serra (SP) voltou a causar polêmica em um vídeo que circula nas redes sociais desde a semana passada.

Nele, o ex-governador de São Paulo compara a discussão da legalização das drogas no Brasil à legalização da pedofilia. É exatamente o teor do comparativo é que inflamou o potencial viral do vídeo.

“A questão do tráfico de drogas, quem quer legalizar vai usar o argumento de que não se consegue vencer o tráfico. Então legaliza. É uma posição curiosa. Seria a mesma coisa como dizer, forçando um pouco o exemplo... a pedofilia, nós não conseguimos eliminar, então vamos legalizar pra ver se acaba, tá certo?”, diz Serra no vídeo.

Fora de contexto, parece uma comparação bastante simplista e, como o próprio tucano admitiu, forçada.

Acontece que ela foi proferida no dia 23 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Lá foi realizado um encontro intitulado “O Impacto da legalização das drogas”, organizado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, cujo principal palestrante era o especialista Kevin Sabet, conselheiro de ninguém menos do que do presidente americano Barack Obama. A palestra completa – com o trecho de Serra – pode ser visto abaixo.

Seguindo a linha de raciocínio de Serra, Sabet ainda compara o tema da legalização com os assassinatos, algo que, de acordo com ele, “não faz sentido”.

O tema é polêmico e, naturalmente, ainda demanda um longo caminho de discussões entre o poder público e a sociedade. Mas não se decepcione: Serra segue com a participação mais marcante na TV brasileira neste ano eleitoral. Se você já viu, veja novamente. Se não viu, curta.

Ah, e na disputa contra Eduardo Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (PSD), o tucano continua na dianteira.