VIRAL
19/09/2014 21:37 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Veja quem foram os vencedores do prêmio Ig Nobel 2014

Nesta quinta (18), vencedores do prêmio Nobel se reuniram na Universidade de Harvard para entregar uma das maiores premiações científicas do mundo.

Mas calma! Não é o prêmio Nobel, e sim... o Ig Nobel. ]

A premiação dos estudos mais insólitos da ciência -- que, nas palavras dos organizadores do evento, primeiro fazem rir e, depois fazem pensar -- foi entregue pelos verdadeiros Nobels em 10 categorias.

E os vencedores são...

  • 1. Piso escorregadio
    1. Piso escorregadio
    Peopleimages via Getty Images
    Depois de testarem 12 tipos de casca de banana diferentes, pesquisadores descobriram que o material gosmento da fruta reduzia em 1/5 a fricção direta da sola do sapato com o piso. Isso corresponde a um ski na neve, disseram os pesquisadores no estudo publicado na revista científica Tribology. Pela imprescindível descoberta, Kiyoshi Mabuchi, Kensei Tanaka, Daichi Uchijima e Rina Sakai, foram os grandes vencedores do Ig Nobel da física.
  • 2. Gosta de dormir tarde? Cuidado...
    2. Gosta de dormir tarde? Cuidado...
    Sam Diephuis via Getty Images
    Quem aí curte um corujão? Bem, desculpe te informar, mas se você levantou a mão, você tem tendências psicopatas. Ao menos é o que relata o estudo publicado na revista Personality e Individual Differences. Os pesquisadores concluíram que quem gosta de dormir tarde é mais egocêntrico e manipulativo do que quem dorme cedo. Prêmio Ig Nobel de Psicologia para eles!
  • 3. Cagada magnética
    3. Cagada magnética
    GlobalP via Getty Images
    O totó não ficou de fora do Ig Nobel. Cachorros gostam de fazer coisas um pouco estranhas, como cheirar o bumbum alheio e comer chinelos. E não é que o Ig Nobel de Biologia conseguiu ir mais longe em termos de bizarrice canina? De acordo com o estudo vencedor, publicado no Frontiers in Zoology, os cães gostam de alinhar seus corpos com o eixo norte-sul do campo magnético da Terra. Parabéns aos envolvidos.
  • 4. Usos esdrúxulos do bacon
    4. Usos esdrúxulos do bacon
    REUTERS/Brian Snyder
    Bacon vai bem em quase tudo: na pizza, no hambúrguer, no arroz... Mas quem diria que ele poderia ser uma ótima alternativa ao band-aid? Pesquisadores os EUA e da Índia usaram tiras de carne de porco curada para tratar sangramentos incontroláveis no nariz de uma criança de quatro anos. Ela sofria de uma disfunção sanguínea rara que causa sangramentos no nariz. "A carne de porco curada e salgada enrolada como um tampão nasal e inserida nas naridas parou a hemorragia nasal com sucesso, de forma imediata e efetiva", disseram os pesquisadores vencedores do Ig Nobel de Medicina no estudo, publicado no Annals of Otology, Rhinology & Laryngology.
  • 5. Deus abençoe esta torrada!
    5. Deus abençoe esta torrada!
    PAUL J. RICHARDS via Getty Images
    O Ig Nobel de Neurociência premiou uma equipe de cientistas que estudou a seguinte questão: por que as pessoas encontram o rosto de Jesus em todo lugar? O fenômeno de encontrar rostos em tudo se chama pareidolia. Para estudá-lo, os cientistas Jiangang Liu, Jun Li, Lu Feng, Ling Li, Jie Tian e Kang Lee, escanearam a atividade cerebral e concluíram que, quando alguém quer ver um rosto em algum lugar, essa expectativa ativa uma região do cérebro responsável por processar rostos. A publicação saiu na revista Cortex em abril deste ano.
  • 6. "Ursos" polares
    6.
    Freshman14/Flickr
    Um estudo sobre a interação entre humanos vestidos de urso polar e renas rendeu aos cientistas Eigil Reimers e Sindre Eftestolo prêmio Ig Nobel de Ciência do Ártico. O estudo, publicado na revista Arctic, Antarctica e Alpine Research, concluiu que os dois animais têm uma relação de predador e presa.
  • 7. Malditos felinos!
    7. Malditos felinos!
    Evan Kafka via Getty Images
    O Ig Nobel de Saúde Pública foi para pesquisadores de uma equipe internacional que estuda os efeitos de se ter um gato para a mente do ser humano. O estudo, publicado no PLOS ONE, sugere que mordidas de gato estão associadas à depressão em mulheres.
  • 8. A arte dói!
    8. A arte dói!
    Paper Boat Creative via Getty Images
    Olhar para quadros pode causar dor. Os pesquisadores italianos vencedores do Ig Nobel de Arte 2014 tiraram esta conclusão após fazerem pessoas observarem quadros enquanto eram atingidas por armas de laser. Pessoas que olharam para quadros bonitos aguentaram mais a dor do laser.
  • 9. A relação entre verdinhas e verdinhas
    9. A relação entre verdinhas e verdinhas
    Eldad Carin via Getty Images
    O prêmio Ig Nobel de Economia foi para o Instituto Nacional de Estatística do Governo Italiano. Para cumprir a meta de crescimento determinada pela União Europeia, eles incluiram receitas geradas por atividades ilegais como o tráfico de drogas e a prostituição.
  • 10. Salsicha de cocô (eca!)
    10. Salsicha de cocô (eca!)
    REUTERS/Brian Snyder
    Espanhóis venceram o prêmio na categoria Nutrição ao utilizarem cocô de bebê para fermentar alimentos embutidos. Eles coletaram amostras de bactérias probióticas das fraldas de bebês de até 6 meses e utilizaram-nas para deixar as salsichas mais saudáveis - probióticos combatem infecções gástricas e têm ação anti-inflamatória.