COMPORTAMENTO
15/09/2014 19:40 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Americanas substituem armas de fogo por absorventes em jogo contra o sexismo (GAMES)

Reprodução/Tampon Run

“Nós deveríamos tacar absorventes nas pessoas, e então chegamos a conclusão de que poderíamos fazer isso”. A frase é de Andrea Gonzales, de 16 anos e, calma, ela e a amiga Sophie Houser, de 17, não pretendem realizar a meta na vida real. No mundo dos games, já é possível fazer isso. E por uma ótima causa.

As duas estudantes nova-iorquinas criaram o game “Tampon Run” (“Corrida do Absorvente”, em tradução livre), o qual tem uma premissa simples para quem é chegado em um joguinho: as armas de fogo são substituídas por absorventes.

Faz sentido? Faz, e muito. “Eu queria fazer um game e talvez algo com uma pegada feminista porque pensei sobre a hiper-sexualidade das mulheres dos games. Eu coloquei a ideia na minha classe e a Sophie se uniu a mim. Foi ela quem brincou sobre atirar absorventes nas pessoas”, comentou Andrea, em entrevista à revista Time.

Na mesma entrevista, as duas jovens falam do papel do game de ambas na luta não só contra a exposição sexista das mulheres, mas também dos preconceitos que envolvem justamente um item tão comum e presente na vida delas – o absorvente –, o qual é visto com preconceito e “nojo”, notadamente pelos homens.

“Muitas culturas se sentem desconfortáveis em falar sobre menstruação que mulheres acabam se isolando enquanto menstruam e, literalmente, se trancam no quarto por uma semana”, disse Andrea. “Você traz na introdução do jogo um texto sobre o quão comum é a violência nos games, e nós ainda vivemos uma grande dificuldade em falar sobre coisas simples, como a menstruação”, completou Sophie.

As meninas dizem estarem recebendo retorno de homens e mulheres não só dos Estados Unidos, e que em geral as mensagens são positivas. O próximo passo é permitir que você se divirta-se – e eduque-se, a quem for necessário – também no seu smartphone.

LEIA TAMBÉM

- 'Feminismo não é uma guerra entre homens e mulheres'

- Tumblr 'Gatos Confusos Contra o Feminismo' era só o que a internet precisava (FOTOS)

- 10 atos de feminismo em Hollywood (GIFs)