NOTÍCIAS
12/09/2014 20:28 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Mulher de 24 anos descobre que não tem cerebelo

Divulgação

Uma mulher chinesa de 24 anos foi ao hospital porque estava com tontura e náusea. Os exames revelaram que a paciente não tem uma parte do seu cérebro. O caso assustou os médicos pelo mundo.

Segundo a New Scientist, quando foi internada, a mulher disse aos médicos que costumava ter problemas para caminhar. Sua mãe informou que ela só começou a andar com 7 anos e a falar com 6 anos.

Uma tomografia computadorizada identificou a origem do problema: ela não tem cerebelo, que representa cerca de 10% do volume total do cérebro e contém 50%.

Essa parte do cérebro estabelece o equilíbrio corporal, recebe estímulo de músculos e tendões, além de controlar atividades motoras.

Problemas no cerebelo podem levar a grave comprometimento mental, distúrbios de movimento e epilepsia. No entanto, nessa mulher, a falta de cerebelo resultou em apenas em leve deficiência motora e de fala.

Um artigo sobre o caso foi publicado no periódico Brain.

Esse não é o primeiro caso na medicina de uma pessoa sem o cerebelo. A chinesa faz parte se um grupo de nove pessoas que viveram sem o cerebelo por problemas congênitos ou por cirurgias.

via: