NOTÍCIAS
03/09/2014 12:08 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Semana de amistosos internacionais traz reedição de final da Copa do Mundo

ASSOCIATED PRESS
Germany's Mario Goetze, right, scores the opening goal past Argentina's goalkeeper Sergio Romero during the World Cup final soccer match between Germany and Argentina at the Maracana Stadium in Rio de Janeiro, Brazil, Sunday, July 13, 2014. (AP Photo/Victor R. Caivano)

A semana de amistosos internacionais, que começou nesta terça-feira (2), com um amistoso envolvendo duas seleções africanas inexpressivas (Niger venceu Uganda por 2 a 0) reserva muito mais que simples partidas, que marcam o início de novos ciclos de trabalho.

Disputas de enorme relevo serão travadas nos gramados já a partir desta quarta-feira, com destaque para a reedição da final do último Mundial, no confronto entre Alemanha e Argentina, na cidade alemã de Düsseldorf. Outro duelo ocorrido na Copa que voltará a acontecer será Brasil x Colômbia, que será disputado desta vez em Miami, nos Estados Unidos. Chama atenção, também, dois jogos entre gigantes europeus: Itália x Holanda e França x Espanha.

Alemães e argentinos voltam a se enfrentar com algumas mudanças significativas em campo. Os tetracampeões viram a aposentadoria de o capitão Philipp Lahm, do zagueiro Per Mertesacker e do centroavante Miroslav Klose, e ainda terão o desfalque de nomes importantes como Bastian Schweinsteiger, Jérôme Boateng, Mats Hummels, Sami Khedira e Mesut Özil. Os tedescos, por outro lado, contam com a volta de Marco Reus, que havia se machucado às vésperas da Copa e não disputou o torneio. Do lado argentino, o desfalque será Lionel Messi, que se machucou na partida do Barcelona, no último fim de semana.

Na partida entre Brasil e Colômbia, o destaque será o reencontro entre Neymar e seu algoz Zúñiga, que o lesionou na Copa do Mundo, com uma joelhada nas costas, fraturando uma vértebra, privando-o da disputa da reta final da competição. Já na partida entre França e Espanha, a relevância fica por conta do fato de ser a primeira partida da seleção espanhola após o fiasco no Mundial do Brasil. Será, também, o início de uma nova era para a "Fúria", que viu, recentemente, importantes jogadores como Xavi, Xabi Alonso e David Villa, declararem que não irão mais defenderem a seleção espanhola.

Por fim, italianos e holandeses verão o início de novos ciclos, com vitoriosos treinadores como novidade nos dois bancos de reserva. Na Itália, o tricampeão italiano com a Juventus Antonio Conte disputa sua primeira partida à frente da seleção de seu país tentando fazer com que os tetracampeões voltem ao caminho das vitórias após duas Copas do Mundo em que foram registradas eliminações precoces dos italianos. Os holandeses, por outro lado, tentarão, com Guus Hiddink, dar continuidade ao bom trabalho feito por seu antecessor Louis Van Gaal, que levou a "Laranja Mecânica" ao terceiro lugar no Mundial 2014.

Confira as partidas amistosos que acontecerão até o próximo dia 9 de setembro (em negrito, os jogos mais relevantes):

Dia 2 de setembro

Niger 2 x 0 Uganda

3 de setembro (quarta-feira)

Palestina 1 x 4 Mianmar

Filipinas x Taiwan

Rússia x Azerbaijão

Lituânia x Emirados Árabes Unidos

Ucrânia x Moldávia

Letônia x Armênia

Dinamarca x Turquia

República Tcheca x EUA

Alemanha x Argentina

Irlanda x Omã

Inglaterra x Noruega

Marrocos x Catar

4 de setembro (quinta-feira)

China x Kuwait

Uzbequistão x Jordânia

Bósnia e Herzegovina x Liechtenstein

Bielorrússia x Tadjiquistão

Eslováquia x Malta

Iraque x Peru

Suécia x Estônia

Croácia x Chipre

Bélgica x Austrália

Itália x Holanda

França x Espanha

5 de setembro (sexta-feira)

Japão x Uruguai

Coreia do Sul x Venezuela

Brasil x Colômbia

Dia 6 de setembro (sábado)

Bolívia x Equador

Chile x México

Paraguai x Emirados Árabes Unidos

Dia 7 de setembro (domingo)

Sérvia x França

Marrocos x Líbia

Dia 8 de setembro (segunda-feira)

Coreia do Sul x Uruguai

Uzbequistão x Nova Zelândia

Arábia Saudita x Austrália

Dia 9 de setembro (terça-feira)

China x Jordânia

Japão x Venezuela

Canadá x Jamaica

Catar x Peru

Chile x Haiti

Brasil x Equador

Bolívia x México