NOTÍCIAS
01/09/2014 18:25 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

'Não sou o presidente Fernando Henrique lamentavelmente', diz Aécio Neves, sobre proposta do PSDB para aposentados

ALICE VERGUEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A candidata à Presidência Luciana Genro (PSOL) tentou constranger o adversário Aécio Neves (PSDB) ao questionar se o partido dele e o PT não se unificam na postura em relação à Previdência. A pergunta foi feita no primeiro bloco do debate do SBT, UOL, Folha de S. Paulo e Jovem Pan.

Genro lembrou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou aposentados de "vagabundos" e criou o fator previdenciário, desvinculando a aposentadoria do valor do salário-mínimo. Essa metodologia de pagamento foi mantida pelo governo do PT.

"Não sou o presidente Fernando Henrique lamentavelmente", respondeu Aécio. "Ele foi crucial por ter sido o último grande governo reformulador na área da Previdência", elogiou.

O senador mineiro disse que está em discussão com sindicatos dos aposentados na tentativa de um reajuste mais digno. "Queremos garantir o poder de compra a essa categoria, que viu sua remuneração perder poder de compra", afirmou Aécio.

Luciana Genro tachou de "migalhas" as propostas do PSDB, PT e PSB para os aposentados.

Aécio prometeu melhorar salários e controlar a inflação, já que a alta dos preços está comendo os aumentos do salário-mínimo.