NOTÍCIAS
29/08/2014 17:19 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

STJD exclui Icasa e Botafogo-PB de competições nacionais

PAULO LISBOA/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou, nesta sexta-feira (29), as exclusões de Icasa e Botafogo-PB das séries B e C do Campeonato Brasileiro.

A entrada do clube cearense na Justiça Comum para pleitear uma vaga na Série A da competição, em 2013, por conta de uma suposta escalação irregular de um jogador do Figueirense na disputa da segunda divisão nacional no ano passado motivou a decisão da justiça.

Já o caso envolvendo os paraibanos também envolve a ida à Justiça Comum, mas por um motivo diferente. O clube de João Pessoa pleiteou a suspensão de uma decisão da Justiça Desportiva que interditava o estádio Almeidão e reagendava uma partida contra o Sport, originalmente marcada para 26 de janeiro de 2014, para o dia seguinte, em outro estádio.

Os clubes foram enquadrados no artigo 231 da atual legislação brasileira (pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário).

Segundo reportagem do portal Uol, o presidente do STJD, Caio Rocha, ainda irá analisar se a medida já passa a valer a partir desta sexta-feira - o que implicaria no impedimento de o Icasa e o Botafogo-PB entrarem em campo nas partidas contra a Ponte Preta, no próximo dia 5, e diante do CRB, já neste sábado, respectivamente – ou se apenas depois de julgamento no Pleno, ainda sem data certa para acontecer.