NOTÍCIAS
29/08/2014 16:49 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

19 razões para começar a correr

jacsonquerubin/Flickr
A marathonist running on the Foz do Iguaçu International Marathon, promoted by SESC PR.Foz do Iguaçu, Paraná, BrazilMaratonista durante a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, promovida pelo SESC PR.Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil_________BTW______I was a little of on vacations and other stuff. I hope to catch up (and get off the lazyness) and work on a lot new material to post here.Eu estava meio fora em férias entre outras coisas. Espero voltar (e parar com a preguiça) e trabalhar em novos materiais para postar.

Você provavelmente vai arrumar incontáveis motivos pelos quais não pode correr. Não tem tempo ou energia suficiente, não está no bairro adequado ou não tem a roupa adequada. Você não tem o corpo ou juntas fortes o suficiente ou vontade de participar de uma corrida. Você não é louco o suficiente para ser um corredor.

Diante de tudo isso, perguntamos: como você sabe antes de tentar?

A beleza da corrida é que praticamente qualquer um pode brincar – e ser bem-sucedido – em um esporte que tem o poder de mudar vidas.

Eis aqui apenas alguns motivos convincentes para começar a correr. Conte nos comentários se você concorda.

1. Por que você pode correr em qualquer lugar. Achamos que dá para afirmar que, quanto mais acessível for sua rotina de exercícios, mais provável que você a cumpra. Viajando a trabalho? Você pode correr! De férias! Você pode correr! Neve, granizo, chuva? Sim, você pode correr.

2. Para fazer novos amigos. Você não precisa se posicionar na linha de partida para encontrar competidores amigáveis. Experimente uma corrida coletiva organizada por um grupo de corredores ou por uma loja de artigos esportivos, ou então busque companhia na internet.

3. Para passar tempo sozinho. Por outro lado, talvez você queira justamente o contrário, então amarre o tênis e aproveite um tempo para você mesmo, fugindo um pouquinho de tudo e de todos.

4. Para alcançar um objetivo. Nem precisamos dizer como é bom definir uma meta e destruí-la. Se você sempre quis correr — seja seu objetivo terminar uma maratona ou só dar uma volta no quarteirão —, é a hora de riscar essa meta da sua lista.

LEIA TAMBÉM: Sete mitos e verdades sobre hidratação

5. Por que você pode viver mais.Mais nem sempre é melhor, mas há evidências sólidas de que uma rotina de corridas moderadas vai lhe acrescentar anos de vida, mesmo que você esteja correndo só uns poucos minutos por dia.

6. Para queimar calorias. Apesar de não recomendarmos exercício com o único propósito de perder peso — há tantos outros benefícios! —, ninguém pode negar que correr é uma ótima maneira de queimar calorias. Quantas você vai gastar depende do seu sexo, da sua idade, nível de condicionamento físico e da sua velocidade, mas você pode esperar uma queima 50% maior em comparação com uma caminhada da mesma distância.

7. Pelos sorrisos.Uma série de químicos do bem-estar são liberados no cérebro quando fazemos exercício. Eles essencialmente agem como drogas. Não é a toa que se fala no barato da corrida.

8. Para lembrar. Aprender uma nova língua não é a única maneira de manter o cérebro afiado quando estamos envelhecendo. Pesquisas sugerem que estar fisicamente ativo é ainda mais importante na prevenção do declínio cognitivo.

9. Para dormir melhor. Quem se exercita regularmente relatou um sono significativamente melhor em comparação com quem vive largado no sofá, segundo um levantamento da Fundação Nacional do Sono. Mas a descoberta mais promissora da pesquisa foi apontar que um pouco pode fazer muita diferença. Acrescentar 10 minutos de atividades físicas ajuda a dormir melhor.

10. Para se sentir mais energizado. Você pode achar que uma corrida vai te drenar depois de um longo dia, mas as atividades físicas, na verdade, ajudam a reenergizar, talvez até mais que um cochilo rápido.

11. Para o seu coração. A Associação Americana do Coração recomenda 40 minutos de exercício aeróbico de moderado a vigoroso — como a corrida — de três a quatro vezes por semana para ajudar a baixar a pressão arterial e o colesterol.

12. Para relaxar. Os mesmos químicos cerebrais do bem-estar que melhoram seu espírito também podem aliviar o estresse, mesmo que tecnicamente o exercício seja um estresse sobre o corpo.

13. Porque você pode reduzir o risco de câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, há fortes evidências de que pessoas fisicamente ativas correm menos riscos de sofrer de câncer do cólon e de mama. Novas pesquisas sugerem que o exercício também pode oferecer alguma proteção contra câncer endometrial, de pulmão e de próstata.

14. Porque você vai passar mais tempo fora de casa. E um tempinho extra na natureza pode te manter calmo, feliz e energizado.

15. Para ver mais de novos lugares. Não há nada errado em uma caminhada casual pelo seu bairro ou pela cidade onde você está passando férias, mas você poderia ver muito mais num ritmo acelerado!

LEIA MAIS: Black Run: corredores de rua promovem homenagem a idoso atropelado na USP

16. Porque você (provavelmente) vai comprar tênis novos. Se você não corre faz tempo (ou nunca correu), provavelmente vai precisar de tênis novos. Eles são basicamente o único equipamento essencial para correr — além de sutiãs esportivos para as mulheres —, e quem não adora ir às compras?

17. Para proteger seus ossos. Exercícios como corrida são essenciais para ter ossos fortes e saudáveis e para evitar a perda óssea. (E, não, correr não provoca artrite.)

18. Para ficar livre das fungadas. Você pode atravessar tranquilo a temporada de gripes e resfriados graças a sua nova rotina de corrida. Exercícios moderados parecem aumentar a capacidade do sistema imunológico de se defender de vírus.

19. Para fazer diferença. Quando estiver pronto, tente participar de uma corrida de caridade. Quando o treino começar a ficar pesado, lembre-se da causa pela qual você está correndo — e as pessoas que vão se beneficiar do seu esforço.