NOTÍCIAS
28/08/2014 12:28 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Rio 2016: Programa de Voluntariado tem inscrições abertas nesta quinta-feira

Alexandre Loureiro / Rio 2016

Interessados em participar do Programa de Voluntários Rio 2016, cujo lema será "Seja Herói de seus Heróis", têm até o dia 15 de novembro para se inscrever no processo seletivo no site oficial dos Jogos Olímpicos. Serão selecionadas 70 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, sendo 45 mil para a Olimpíada e outras 25 mil para a Paralimpíada, para atuar em mais de 500 funções nas competições que tomarão conta da Cidade Maravilhosa daqui a dois anos.

As inscrições tiveram início nesta quinta-feira (28) e, apenas nas primeiras horas desta manhã, mais de 10 mil pessoas efetuaram o cadastro para concorrer às vagas. Para participar do programa, que oferecerá curso online de inglês para todos os selecionados por um ano, além de treinamentos específicos para a função, bem como em serviços, liderança e inclusão, é preciso ter 18 anos a partir de fevereiro de 2016 – possuir Ensino Fundamental completo não é obrigatório, mas é desejável.

Serão destinadas vagas para diferentes tipos de funções, inclusive para pessoas com deficiências físicas. Voluntários especialistas em mais de 40 idiomas, como russo, árabe, mandarim - e até mesmo aramaico - serão selecionados, além de profissionais da área médica, como clínicos gerais, oftalmologistas e ortopedistas, radiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, massoterapeutas, farmacêuticos, dentistas e socorristas.

A área de atendimento ao público demandará cerca de 30 mil voluntários. Outro grupo, formado por atletas, ex-atletas e árbitros, por outro lado, terá um contingente de 7 mil pessoas.

LEIA MAIS: Inspirada por brasileiro, inglesa de 73 anos será voluntária nos Jogos do Rio 2016

Para Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador Rio 2016, “o Programa de Voluntários dos Jogos Rio 2016 vai refletir a diversidade brasileira, de talentos, culturas, idades e interesses. Toda essa riqueza vai se somar também a outras milhares de pessoas que virão ao Brasil em prol de um objetivo maior, que é contribuir para realizarmos o maior evento multiesportivo do mundo com excelência, paixão e alegria, pela primeira vez no Brasil”.