COMPORTAMENTO
28/08/2014 17:12 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Hello Kitty é humana, e não um gato, dizem criadores da personagem

Esta talvez seja a notícia mais intrigante de todos os tempos.

Ela tem jeito de gato, bigode de gato, mas não é um gato.

Contrariando toda uma geração, representantes da Sanrio, em entrevista ao jornal “LA Times”, disseram que a personagem Hello Kitty não é uma gatinha, mas sim, uma menina.

Tudo começou quando a antropólaga Christine R. Yano, da Universidade do Havaí, se preparava para montar uma exposição sobre a personagem no Japanese American National Museum, e descreveu a personagem como uma gata. Ela recebeu a seguinte carta da Sanrio:

“Hello Kitty não é um gato. É uma menininha. É uma amiga. Mas não é um gato. Ela nunca é retratada sobre quatro patas. Ela anda e senta como uma criatura de duas pernas. Ela inclusive tem um gatinho de estimação chamado Charmmy Kitty”.

A antropóloga ainda acrescentou, em entrevista ao "LA Times", que Kitty ainda tem uma história de vida inventada pelos fabricantes: ela é britânica, gosta de torta de maçã, tem uma irmã gêmea e seus mais se chamam Mary e George White.

“Eu poderia continuar, mas muita gente não sabe ou não se importa. É interessante, por que a Hello Kitty surgiu nos anos 1970, quando os japoneses e japonesas estavam interessados na Grã-Bretanha. Ela representava a infância idealizada, quase como uma cerca branca. Assim, sua biografia foi criada exatamente para os gostos da época”, explicou a antropóloga.

Nas redes sociais, a repercussão foi tão impressionante, que o perfil oficial do Snoopy tuitou:

Sim! Ele é um cachorro. Fiquem tranquilos. Mas a Hello Kitty deu o que falar...

O Huffington Post Live mostrou uma montagem de como poderia ser a "verdadeira" Hello Kitty, segundo a descrição da Sanrio:

Um repórter do site RocketNews24, conseguiu uma declaração da Sanrio, em que a empresa afirma "nunca ter dito que ela era humana", mas também nunca afirmou que ela era um gato.

Essa declaração deixa claro que há uma confusão. A personagem parece ser um gato na "nossa" realidade, mas, não no "cartoon" criado pela Sanrio. Clique aqui e veja a família da Hello Kitty.

ATUALIZAÇÃO:

Muita calma nessa hora. Nem tudo está perdido. Na noite desta quinta-feira (28), a Sanrio emitiu um comunicado que foi publicado no site Kotaku em que diz: "A Hello Kitty foi feita ocm os traços de um gato. É muito dizer que ela não é uma gata. Ela é a personificação de uma gata", declarou a empresa.

Para explicar melhor: ela ainda é uma gata! Da mesma forma que o Mickey Mouse ainda e um rato e o Pernalonga é um coelho. Humanizados, eles podem dirigir carros, ter cachorros etc.