ENTRETENIMENTO
26/08/2014 11:18 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:53 -02

Sucesso no Facebook, conversamos com o criador da Raposinha Sapeca

Reprodução

Ela adora fazer sexo, curte o cheiro de “matinho” e defende a legalização da maconha. Se você acessou o seu Facebook nas últimas semanas, então sabe que estamos falando da Raposinha Sapeca.

Criação do administrador Nilton M. Viana Jr. (24) em parceria com Lucas Costa Santos (22) e Ingrid Araújo Carvalho (18), a cômica animação chamou a atenção do público por conta das aventuras inusitadas da personagem - sempre regadas a álcool, sexo e boa dose de lisergia.

Leia também: 26 desenhos antigos que já passaram no Brasil

Inaugurada no dia 31 de Julho, a página já conta com quase 40 mil seguidores e uma sequência de animações que continuam a viralizar pelas redes sociais. Mas qual o segredo do sucesso da raposinha?

Depois de segurar o forninho e encarar o Desafio do Gelo, fomos atrás do criador da animação para entender o processo de desenvolvimento de cada episódio.

Quem são os responsáveis pela Raposinha Sapeca?

A Raposinha Sapeca é composta atualmente de três pessoas: um animador/dublador, Nilton M. Viana Jr. (24), formado em administração; e dois dubladores: Lucas Costa Santos (22), formado em Rádio e TV, e Ingrid Araújo Carvalho (18), estudante e faz bicos de maquiadora. Tecnicamente somos todos sem profissão no momento.

Além da Raposinha, eu fazia outras animações como hobby desde a adolescência. O Lucas já fez programas de culinária na internet e se aventura no mundo do teatro, e a Ingrid é uma fofa popular no Facebook. Nós nos organizamos online, moramos um pouco distantes [uns dos outros].

De onde veio a inspiração para a animação?

A Raposinha Sapeca foi inspirada no sticker da Raposa do Facebook. Já a personalidade do personagem e seus amigos foram construídos ao longo dos dias. Foi necessário mudar um pouco a Raposinha Sapeca para que não ficasse idêntica ao sticker do Facebook.

A página foi inaugurada no dia 31 de Julho e já conta com mais de 30 mil seguidores. Foi uma surpresa o crescimento rápido da página? Qual o "segredo do sucesso" da raposinha Sapeca?

Foi quase uma surpresa, porque eu já sentia que cresceria rápido quando comecei a fazer as animações. O segredo da Raposinha não está na técnica do traço nem da animação, está no fato de que todo episódio é incrível e nonsense. Os personagens são carismáticos e de personalidade forte. Também está na criatividade e o seu diferencial é possuir temas modernos.

Eu percebi que a maioria das animações de Youtube eram focadas em temas mais nerds, que haviam públicos ainda não explorados. Não faremos uma animação sobre Star Wars, por exemplo, porque já não é mais tendência. E, por mais que eu goste de Pokémon, não faremos uma animação de um Ash Ketchum falando como um retardado, porque nosso público não acharia graça. Não desmereço quem faz ou goste dessas animações, mas nós estamos preocupados em agradar um público diferente.

Quanto tempo você leva para desenvolver cada animação? O processo é feito individualmente ou você conta com o apoio de outras pessoas?

[Lançamos] Mais ou menos uma animação por semana. Tive alguns atrasos quando estava buscando dubladores, daí conheci o Lucas e a Ingrid. Por ter apenas um animador na equipe, fica difícil fazer em menor tempo, espero que nossos fãs compreendam isso.

Não é fácil fazer a Raposinha Sapeca, como disse anteriormente, eu nem mesmo sou designer, eu apenas sei fazer animação desde novo. Aliás, ao contrário de que alguns imaginam, nós não somos nerds paulistas cheios de grana e recursos. Gravamos nossas vozes usando microfones medíocres ou smartphones, e a animação é feita num PC lerdo e com um tablet simples.

Estamos planejando buscar apoio financeiro para comprar microfones melhores e dar um upgrade no PC, mas não conseguimos definir ainda como, somos meio que uma "startup de animação", temos pouquíssimos recursos mas com uma ideia em alto crescimento.

Alguém já se incomodou com alguns dos temas levantados pela raposinha, como a legalização da maconha e sexo? Ninguém denunciou algumas das imagens publicadas na página, afinal, o Facebook é bastante rigoroso em relação a este tipo de conteúdo.

Ainda ninguém se incomodou, mas certamente minha família se preocuparia. Eles nem mesmo sabem que faço isso, afinal na visão deles sou apenas um administrador. Vou ter que explicar a eles que também tenho aptidão para arte e que existe uma separação entre autor e personagem - eu não uso maconha e não dou como a raposinha. Porém, claro, nossa equipe defende as ideias da página, acreditamos que já passou da hora das pessoas terem liberdade de fumar o que quiserem e serem livre sexualmente. Respeitamos mais as pessoas do que certas páginas cheias de ódio e racismo, por exemplo.

Galeria de Fotos Seis perguntas para a Raposinha Sapeca Veja Fotos

As animações da Raposinha Sapeca são atualizadas semanalmente no Facebook. Para entrar em contato com os criadores da animação, basta mandar um e-mail parta sapequissesdaraposa@gmail.com.