NOTÍCIAS
20/08/2014 15:18 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Primeira competição internacional de Phelps após aposentadoria, Pan-Pacífico começa nesta quarta

AP

O nadador norte-americano Michael Phelps participa, a partir desta quarta-feira (20), de sua primeira competição internacional desde que deixou a natação, em 2012. Lenda do esporte, detentor de 22 medalhas olímpicas, sendo 18 de ouro, o atleta disputa o Pan-Pacífico de Gold Coast, na Austrália, principal torneio da temporada, e está inscrito em cinco provas: 100 m livre, 100 m borboleta, 100 m costas, 200 m medley e 200 m livre.

As provas de 200 m livre e 100 m costas, cujas disputas tiveram início nesta quarta, no entanto, foram descartadas pelo atleta, que irá focar em provas nas quais terá mais chance de ir bem. Assim, sua estreia na competição, de fato, se dará apenas na sexta-feira (22), quando entrará na piscina para nadar a prova de 100 m livre.

Em abril, Phelps decidiu abandonar a aposentadoria e disputou do Campeonato Americano, conquistando duas medalhas de prata, nos 200m medley e 100m borboleta. Os resultados o credenciaram para a disputa do Pan-Pacífico, competição que reúne países banhados pelo Oceano Pacífico, além de países convidados, como o Brasil.

Para o treinador do atleta, Bob Bowman, Phelps irá, gradativamente, obter melhores resultados. “Se ele não achasse que teria chance de tornar-se mais rápido, eu não acho que ele teria voltado”, afirmou, em entrevista à BBC.

O atleta endossa as afirmações de seu treinador. “Espero ter um grande avanço no meu estilo livre. No Nacional, eu perdi alguns azulejos, me enrolei. São algumas coisas grandes que eu acho que esqueci como fazer. Com algum treino extra, espero ser bem sucedido”, garantiu.