COMPORTAMENTO
19/08/2014 17:21 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Você tem hábitos noturnos? Descubra qual o segredo para deixar a sua manhã perfeita

Thinkstock

A nossa cultura exalta as pessoas que acordam super cedo, mas não há nada de errado se você prefere a noite. Algumas das pessoas mais criativas da história produziam melhor de noite, achando que o silêncio e a solitude – e em alguns casos, a incapacidade de dormir – estimulava as melhores ideias.

Se você é o tipo de pessoa que sente-se mais vivo de madrugada, depois de todos já estarem dormindo, a pergunta que não quer calar é: como garantir que todas aquelas ideias loucamente criativas não vão resultar em uma manhã de mal-humor, irritação e zero produtividade? Pesquisas mostram que existem verdadeiros benefícios para as pessoas que seguem o velho ditado “Deus ajuda quem cedo madruga” - elas têm mais disposição, maior probabilidade de serem mais pró-ativas, e um risco menor de sofrer de depressão.

Felizmente, dando pequenos passos os notívagos conseguem criar uma rotina que pode tornar a manhã mais agradável e produtiva. E isso começa muito antes do despertador tocar.

Se você pretende ficar acordado até altas horas, aqui estão 10 dicas para aproveitar ao máximo a sua noite e ainda assim usufruir de alguns dos benefícios que associamos com quem acorda cedo.

Desligue os dispositivos tecnológicos a noite.

Ao chegar perto do seu horário de pico criativo, feche o laptop, desligue a TV e deixe o seu smartphone carregando em outro lugar da casa. Ao manter a tecnologia longe do espaço onde você cria e trabalha à noite, você permite que os processos de indução do sono do seu organismo permaneçam intactos. No começo desse ano, cientistas da Harvard Medical School descobriram que ondas de luz de comprimentos específicos emitidas dos seus brinquedinhos tecnológicos

inibem a liberação do hormônio melatonina pelo organismo, que nos ajuda a pegar no sono. Ao invés disso, escolha uma iluminação amarela suave enquanto trabalha, o que pode ajudar a melhorar a qualidade do sono quando chegar a hora de dormir.

Determine uma hora para desligar tudo.

Fique à vontade para deixar toda a sua criatividade fluir, mas não deixe de definir um horário para parar de trabalhar todas as noites. De acordo com Kelly Glazer Baron, diretor do programa de Medicina do Comportamento do Sono na Faculdade de Medicina Feinberg da Northwestern University, pessoas criativas tendem a entrar em um certo ritmo de trabalho e não querem parar de trabalhar só porque está ficando tarde.

"A hora em que dormimos é definida em parte pelo nosso comportamento, mas também pela biologia”, disse Baron ao The Huffington Post. "Muitos notívagos adorariam pegar no sono às 22:00hs, mas isso simplesmente não funciona para eles. Então, comece com um horário em que você consegue pegar no sono. Se isso for a 01:00 da manhã, você deve parar de trabalhar uma hora antes disso para permitir um momento de transição. Também reduza a iluminação do ambiente duas horas antes da hora que quiser dormir”.

Não se castigue quando o despertador tocar.

As pessoas que preferem a noite naturalmente sentem-se irritadas quando amanhece, detestando o horário matinal, sem ter aquela energia para pular da cama. Mas, internalizar esse sentimento ao invés de tentar forçar o bom-humor pode oferecer benefícios bem maiores.

"Aceite que você não está no seu melhor pela manhã e concentre-se no que você consegue fazer”, disse Baron. “Acrescente algumas coisas que você gosta de fazer na sua rotina matinal, como ouvir o rádio enquanto se apronta ou sentar para tomar um café na varanda – coisas que tornarão a sua manhã a mais agradável possível”. Talvez a manhã não seja o melhor momento para você, mas tentar aproveitar esse momento ao máximo pode ajudar bastante.

Hidrate-se.

Quando você levantar da cama, vá direto para a cozinha e beba pelo menos um copo cheio de água. O corpo pode perder até 450ml de água através da respiração e do suor enquanto você está dormindo, então é importante começar a reidratar-se assim que você acorda. Beber água ajuda a revigorar a mente, viabiliza os processos de desintoxicação do sistema endócrino, melhora o sistema imunológico e dá um ponta-pé inicial no metabolismo. Esse simples ato manda um sinal para o seu corpo de que um novo dia começou e que está na hora de preparar-se para ele.

Beber uma xícara de café depois de hidratar-se pode ser muito útil para os que preferem a noite, disse Baron. “Não é preciso eliminar totalmente a cafeína da sua dieta – uma xícara ou duas de café pela manhã pode ajudá-lo a acordar. E se não tomar tarde demais no dia, não deve afetar o seu sono à noite”.

Seja consciente.

Pare por alguns minutos, enquanto o sol nasce e o resto do mundo permanece praticamente adormecido, para sentar-se sozinho em silêncio e simplesmente reflita sobre os seus sentimentos. Sente numa posição confortável (mas não tão confortável que você tenha vontade de dormir novamente) e concentre-se na sua respiração. Encha o peito de oxigênio fresquinho, nutrindo e energizando o seu corpo e deixe a sua mente aquietar-se, consciente de qualquer pensamento que passar pela sua cabeça, aceitando-os do jeito que são.

"Quem é da noite vai sentir-se melhor à noite, independente do que fizer, mas é possível fazer coisas assim para conseguir ‘funcionar’ melhor pela manhã”, disse Baron.

Para uma dose ainda maior de otimismo, tente praticar a meditação de compaixão, enviando desejos de amor, paz, felicidade e bem-estar para você mesmo e para as pessoas ao seu redor.

Mexa-se.

Para os notívagos, fazer exercícios pela manhã apresenta mais desafios físicos e psicológicos do que para aqueles que acordam cedo, explicou Baron. “Mas isso poderia ajudá-los a sentirem-se mais dispostos e alertas. Além disso, muitos exercícios feitos ao ar livre deixam a pessoa exposta à luz solar, que pode ajudar a acelerar o ritmo do organismo e deixá-la mais alerta. A luz solar matinal no momento certo pode ajudar”.

Então, não importa se você prefere fazer uma caminhada turbinada pelo bairro ou uma sessão de ioga na sacada, separar um tempinho pela manhã para fazer o sangue circular mais rápido pode ajudar a aumentar a sua energia durante o resto do dia. Além disso, as pesquisas mostram que as pessoas que decidem fazer exercícios pela manhã permanecem mais fiéis às suas rotinas de treino e se estressam menos sobre a inclusão dessa prática na agenda diária, e como resultado disso, são mais produtivas.

Abasteça o corpo com um café da manhã saudável.

O corpo humano é como uma máquina – se você quiser sentir-se cheio de energia, é preciso abastecer o corpo para que ele continue a funcionar bem. Cereais açucarados, bolos ou pães doces podem até satisfazer o seu paladar, mas causam uma queda brusca no nível de açúcar do sangue, o que derruba a sua energia também, pouco tempo após a ingestão desses alimentos. Mas não pense que preparar um café da manhã saudável significa passar horas trabalhando na cozinha. É só criar uma refeição balanceada com proteínas magras, gorduras monoinsaturadas e carboidratos complexos para manter o seu metabolismo abastecido por horas, e a sua mente ficará atenta e concentrada. Acima de tudo, nunca pule essa refeição.

“Nós descobrimos que os notívagos comem menos pela manhã, e não acho que isso seja uma coisa necessariamente negativa”, afirma Baron. “Mas é preciso comer alguma coisa no café da manhã, ainda que seja uma porção pequena”.

Prepare-se para o dia.

Um dos segredos para administrar melhor as manhãs se você é notívago é simplificar a sua rotina o máximo que puder. Baron sugere tomar banho na noite anterior, se possível, preparar a comida que levará para o trabalho e escolher a roupa que usará no dia seguinte – qualquer tarefa que possa ser realizada quando você estiver com o nível máximo de energia, ao invés de quando ele estiver baixo. Dessa forma, você pode até dormir mais 15 minutinhos pela manhã ao invés de ficar na luta com o botão ‘soneca’.

Ouça música alto-astral a caminho do trabalho.

Quer você dirija para o trabalho ou vá de transporte público, aproveite o que resta desse tempinho só “seu” para absorver algumas vibes positivas. O renomado hospital The Mayo Clinic afirma que a música tem o poder de amenizar a dor física, reduzir o estresse e melhorar a sua memória. Criar uma playlist com músicas que te lembrem o quão maravilhosa a vida pode ser – qualquer coisa que torne a manhã mais agradável e te deixe um pouco mais feliz vale a pena para quem é notívago, disse Baron.

Permita-se o luxo de tirar uma soneca.

Já que a maioria dos notívagos não conseguem dormir as sete a nove horas ideais antes do sol nascer toda manhã, eles podem colher benefícios de um rápido cochilo à tarde. Na verdade, a ciência já comprovou que cochilar pode ajudá-lo a aumentar a sua criatividade e expandir a sua produtividade, ajudando-o a manter o seu melhor desempenho depois de um dia cheio. Considere também investir em cortinas opacas ou com blackout que bloqueiam a luz externa – do sol, de faróis de carros, lâmpadas da rua, seja o que for – para que você consiga pegar no sono mais rápido.

"Eu acho que tirar um cochilo rápido é uma ótima maneira de lidar com a deficiência de sono para pessoas que não sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono”, disse Baron. “Um cochilo de 30 minutos pode ser bastante restaurador no meio do dia."