NOTÍCIAS
14/08/2014 10:27 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Surpreendidos, São Paulo, Fluminense e Internacional se despedem precocemente da Copa do Brasil

RODRIGO GAZZANEL/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Três grandes clubes brasileiros entraram em campo nesta quarta-feira (13) para confirmar vaga às oitavas de final da Copa do Brasil contra times (teoricamente) mais fracos, considerados pequenos e que disputam a Série B do Brasileirão. São Paulo e Fluminense nada tinham a temer em seus duelos contra Bragantino e América-RN, respectivamente. Já o Internacional, em seu confronto com o Ceará, não teria tanta moleza assim, já que perdeu o primeiro jogo em casa e precisaria reverter o placar em Fortaleza. Fato é que, findadas as partidas, os três gigantes do futebol brasileiro se despediram do torneio, de forma precoce, para incredulidade de suas torcidas.

Dos três confrontos, o mais surpreendente foi o do Fluminense com o América-RN, no Maracanã. Os cariocas, que venceram a primeira partida, na Arena das Dunas, em Natal, por 3 a 0, entraram em campo com uma larga vantagem, que dificilmente seria revertida pelo clube potiguar. Mas, quando o placar apontava, no fim do jogo, 4 a 2 para o América, os torcedores tricolores começaram a se preocupar, pois mais um gol do adversário eliminaria o Flu da competição. E ele veio, aos 45 do segundo tempo: 5 a 2 e vaga garantida para o América de Natal, em um resultado humilhante para o Fluminense.

No Morumbi, a situação do São Paulo também era bem tranquila. A vitória, fora de casa, no jogo de ida, por 2 a 1, contra o Bragantino, fez Muricy Ramalho até mesmo poupar alguns jogadores titulares na partida. Foi uma escolha errada. Com brios, a equipe do interior paulista surpreendeu o rival e, com os 3 a 1 impostos no placar, eliminou o Tricolor paulista do torneio - no primeiro semestre, o clube já havia sido eliminado por um "nanico", o Penapolense, do Paulistão.

Por fim, a quarta-feira das zebras presenciou a classificação do Ceará sobre o Internacional. Talvez o avanço dos cearenses na competição não possa ser considerada uma surpresa, já que o clube de Fortaleza venceu a primeira partida, por 2 a 1, no Beira-Rio, e vem fazendo uma excelente Série B, onde lidera o certame. Em um Castelão lotado, a equipe nordestina voltou a se impor e bateu os gaúchos por 3 a 1, garantindo vaga entre os dezesseis clubes que seguem sonhando com o título da Copa do Brasil.

Nesta quinta-feira, a lista das zebras pode aumentar: o Santos pega o Londrina, na Vila Belmiro, precisando vencer para reverter o placar adverso de 2 a 1, imposto pelo clube do interior do Paraná na partida de ida. O jogo entre Santa Cruz e Santa Rita, de Alagoas, em Recife, que deveria ter sido realizado nesta quarta-feira, mas foi adiado por conta do falecimento de Eduardo Campos, fecha a terceira fase do torneio.

Na próxima segunda-feira (18), às 11h, haverá um sorteio, na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), para definir os confrontos das oitavas de final da competição.

Clubes classificados às oitavas de final:

Corinthians

Bragantino

Coritiba

Ceará

Vasco

ABC

Palmeiras

América-RN

Cruzeiro

Atlético-MG

Grêmio

Atlético-PR

Flamengo

Botafogo

Definem a vaga nesta quinta-feira:

Santos x Londrina (Vila Belmiro)

Santa Cruz x Santa Rita-AL (Arruda)