NOTÍCIAS
14/08/2014 15:45 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Santa Catarina bate recorde de junho e registra menor temperatura do ano (FOTOS)

Alvarelio Kurossu / Agência RBS / Agência Conteúdo

O dia começou gelado nos três estados da região sul devido a uma massa de ar frio. Em Santa Catarina, o amanhecer desta quinta-feira (14) foi o mais frio do ano, informou o Diário Catarinense.

Em 26 cidades de Santa Catarina as temperaturas firam abaixo de zero nesta quinta-feira (14). Os termômetros chegaram a 8,3 graus negativos no município de Urupema, na região serrana.

Em São Joaquim, houve geada e as árvores chegaram a congelar. As mínimas foram inferiores às registradas em junho deste ano. Urupema foi o recorde no dia 19 de junho, com 7,7 graus negativos.

Não há registro de neve no Estado. De acordo com o meteorologista da RBS Leandro Puchalski, a neve precisa de muita umidade para ocorrer, mas a massa de ar polar que está no sul é um ar seco, diminui a umidade e a nebulosidade e propicia a formação de geada.

Galeria de Fotos Frio congela sul do país Veja Fotos

Geada também para gaúchos

No Rio Grande do Sul, sete cidades registram temperaturas negativas. Dezessete municípios gaúchos registram temperaturas mais baixas do ano, segundo o jornal Zero Hora. Em regiões como Serra e Campanha, foi registrada geada.

No Paraná a temperatura foi abaixo de 10º no amanhecer desta quinta-feira (14), com exceção da região litorânea, segundo o jornal Gazeta do Povo. Houve geada no sul e sudeste do estado. Em Palmas, a sensação térmica chegou a 3,8 graus negativos. O frio mais intenso no Paraná em 2014 foi em 1º de julho, quando Guarapuava marcou 2 graus negativos.

LEIA TAMBÉM

- Inverno: 13 motivos para amar a estação e um para odiar (GIFs)

- Inverno é tempo de se cuidar