NOTÍCIAS
08/08/2014 17:55 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

Quem é o Steve Jobs que vive no Rio de Janeiro?

Ontem (7), o usuário TheHorseSizedDuck criou uma thread no Reddit chamada "Steve Jobs está no Rio de Janeiro, vivo". A afirmação é acompanhada de uma foto:

Depois de publicada, a mensagem ganhou inúmeras respostas no Reddit — até o momento, 2589 — e viralizou por toda a internet: a Wired italiana tratou do assunto, a notícia é a mais lida do International Business Time, as redes sociais compartilharam a imagem do homem em cadeira de rodas — supostamente o CEO da Apple, falecido em 2011 depois de lutar contra o câncer de pâncreas.

Mas este não é Steve Jobs, claro. É Andy Hahn, ex-editor da revista Sport Fishing.

Sam Biddle, do Valleywag, escreveu hoje a história de como aconteceu essa confusão. Segundo Biddle, ele recebeu um e-mail de um leitor do Reddit:

O indivíduo na imagem é Andy Hahn, ex-editor da revista Sport Fishing. Ele está lutando contra alguma doença (eu acho). Eu sou um ex-chefe de relações públicas da empresa que produz a Sport Fishing. [Andy é] Um cara realmente ótimo, legal com todo mundo.

Depois da mensagem, Biddle foi atrás de Andy:

Eu não sou Steve, mas estou no Rio. E vivo, porra!

Essa foto foi tirada na tarde de domingo (3 de agosto), quando meu cuidador Luiz e eu estávamos passeando pela Avenida Atlântica, em Copacabana. Algum idiota de skate passou correndo por nós e Luiz disse "acho que estamos na foto que aquele cara tirou".

"Você mostrou a língua?", eu perguntei.

"Não. Eu fiz uma cara de mau."

Eu tenho esclerose lateral amiotrófica (uma doença neurológica debilitante) e, por isso, há perda de massa muscular e a necessidade de cadeira de rodas. Eu uso um colar rígido no pescoço porque os músculos se tornaram frágeis demais para sustentar minha cabeça.

(...)

Muitas vezes as pessoas me dizem que eu pareço com Steve Jobs — o Jobs frágil, pós-câncer —, infelizmente.