NOTÍCIAS
06/08/2014 18:17 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:23 -02

CBF anuncia que seleções principal e olímpica terão planejamento "casado"

FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

Único título que falta para a Seleção Brasileira, a conquista olímpica já ficou bem perto de ser alcançada pelo escrete nacional em três oportunidades, nos anos de 1984, 1988 e 2012, ocasiões em que a cor da medalha acabou sendo prateada e não a almejada dourada. A próxima edição dos Jogos Olímpicos será no Rio de Janeiro e a CBF quer evitar um novo vexame em casa, como na recente Copa do Mundo disputada em solo brasileiro, e já começa a se programar para montar um time forte, que possa, enfim, ser campeão olímpico.

Nesta quarta-feira, a CBF, por meio de seu coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, anunciou como será o planejamento da equipe olímpica, formada por jogadores com até 23 anos de idade: foi definido que a equipe que será formada para tentar conquistar o ouro no Rio de Janeiro em 2016, que será dirigida por Alexandre Gallo, terá um calendário paralelo ao da Seleção principal, comandada por Dunga.

A ideia é que sempre que a Seleção Brasileira participar de amistosos em datas Fifa (datas reservadas pela entidade que rege o futebol mundial para serem realizados amistosos internacionais entre seleções), o time olímpico também seja convocado e enfrente outros adversários no mesmo período e local.

“Quando houver a escolha dos adversários, a convocação para a seleção olímpica será feita no mesmo dia destinada para a principal", disse Rinaldi, coordenador de seleções da CBF. "Pode não ser exatamente nas mesmas datas, e sim um ou dois dias ates ou depois. Mas está definido que a seleção olímpica disputará o mesmo número de amistosos marcados para a seleção principal. Estamos já em busca de adversários", completou.

Os primeiros amistosos da Seleção principal pós-Copa do Mundo, que marcarão o retorno de Dunga ao comando técnico da equipe “canarinho”, serão disputados nos dias 5 e 9 de setembro, contra Colômbia (em Miami) e Equador (em Nova Jérsei), respectivamente. A CBF não confirmou, porém, se já nestas datas a equipe olímpica também atuará.

Galeria de Fotos Medalhas olímpicas da Seleção Brasileira Veja Fotos