MULHERES
01/08/2014 18:54 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Presidente Barack Obama quer colocar rostos de mulheres no dinheiro americano

Brasil Post

Durante discurso nesta quarta (30) em Kansas, Obama disse que é hora de começar a colocar rostos de mulheres nas cédulas de dinheiro dos Estados Unidos.

O presidente americano disse que recebeu uma carta de uma criança lhe perguntando por que as mulheres não estavam em nenhuma nota de dólar.

"Ela me deu uma longa lista de possíveis mulheres para se colocar em nossas notas e moedas de dólar, e eu achei que essa foi uma ótima ideia", disse.

Pouco tempo depois, começaram a pipocar na internet várias sugestões de quem deveria estampar as cédulas.

A primeira-dama e ativista dos direitos humanos Eleanor Roosevelt e a escritora liberal Ayn Rand foram as mais lembradas em enquete da revista Time. Veja, na galeria abaixo, as cinco primeiras colocadas.

Galeria de Fotos Veja como ficariam as notas de dólar estampadas com mulheres célebres Veja Fotos

Oprah Winfrey, apresentadora de TV, a intelectual feminista Gloria Steinem e até Beyoncé também foram lembradas nas redes sociais.

A iniciativa é bacana, mas é preciso lembrar que, por causa das diferenças de salário, um dólar para um homem não é um dólar para uma mulher.

Segundo o próprio presidente Obama, proporcionalmente, uma mulher ganha apenas U$ 0,77 para cada U$ 1 que um homem de mesmo cargo recebe de salário.

Ou seja, como lembra reportagem da revista Time, se além dos rostos femininos, o salário da mulher também fosse levado em consideração, uma nota de U$ 10 valeria U$ 7,70.

Até hoje, apenas três mulheres estamparam o dinheiro americano.

No século XIX, Martha Washington, a mulher do presidente George Washington, foi a primeira - e última - a aparecer em uma nota de dólar.

As outras duas, que são raras, mas ainda circulam, são moedas com as faces da sufragista Susan Anthony e da índia Sacagawea.