NOTÍCIAS
29/07/2014 13:12 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

USP estuda adotar Enem como forma de ingresso em vez do vestibular

Thinkstock

A forma de ingresso na Universidade de São Paulo (USP) deve mudar. O reitor da instituição, Marco Antonio Zago, afirmou que está estudando a possibilidade de adotar o Exame nacional do ensino médio (Enem) em vez do vestibular tradicional, atualmente realizado pela Fuvest. Ele classificou o exame aplicado pelo Ministério da Educação como "muito bom", durante o II Encontro Internacional de Reitores no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira,.

Zago não informou quando a mudança deve ser feita e disse que a decisão depende do conselho universitário. “A USP não sou eu, eu não sou a USP, sou apenas o reitor. A universidade é muito grande com um pensamento muito diversificado. A USP está reestudando o seu vestibular e o ingresso. Não que o vestibular atual seja ruim, mas temos de considerar outras participações". Em junho, o pré-reitor de graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, já havia comunicado que a universidade estudava novas formas de ingresso, como seleção de alunos em olimpíadas científicas e parcerias diretas com escolas da rede pública para identificar talentos.

Além de insatisfeito com a forma de ingresso, o reitor afirmou que são necessárias outras mudanças. "Todas as universidades brasileiras estão atrasadas", afirmou durante o evento. Para ele, o ensino deve ter como foco uma compreensão geral do mundo, em vez de apenas acúmulo de conhecimento. Ele também reconhece a necessidade de incentivar os professores. "É preciso criar condições para que os docentes que tenham dedicação especial sejam premiados e promovidos. Isso que pode fazer com que os cursos da USP se modernizem como precisam ser modernizados.”

As informações são do portal G1