NOTÍCIAS
23/07/2014 11:50 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Avião cai em Taiwan com 58 pessoas a bordo (FOTOS E VÍDEO)

SAM YEH via Getty Images
Local journalists wait in front of a TransAsia reservations desk at the Sungshan airport in Taipei on July 23, 2014. More than 40 people were killed in a plane crash in Taiwan, officials said, with local television reporting the flight had smashed into two houses after an aborted landing. Authorities said Taiwanese airline TransAsia Airways flight GE222, with 58 on board, crashed near Magong airport on the outlying Penghu island after having requested a second attempt to land. AFP PHOTO / SAM YEH (Photo credit should read SAM YEH/AFP/Getty Images)

Menos de uma semana após a queda do voo MH17 da Malaysia Airlines, outro avião caiu nesta quarta-feira (23), desta vez em Taiwan, arquipélago no Extremo Oriente, no Mar da China. Um voo doméstico da Transasia Airways sofreu um acidente em sua segunda tentativa de pousar durante uma tempestade na ilha de Penghu, a oeste da ilha principal, matando 47 pessoas e incendiando edifícios, segundo autoridades locais.

Taiwan foi assolada por um furacão na manhã de terça , e instituições de meteorologia alertaram para a possibilidade de chuvas fortes durante a noite (manhã no Brasil).

Imagens de satélite mostram que uma tempestade se aproximava de Taiwan em horário próximo ao acidente.

O avião do modelo ATR 72 com capacidade para 70 passageiros caiu próximo à pista de pouso da ilha de Penghu, a oeste da ilha principal, com 54 passageiros e quatro tripulantes a bordo, disseram as fontes. Ninguém foi morto ou ficou ferido nos edifícios que pegaram fogo. Onze feridos a bordo do avião foram levados para o hospital, disse o governo, segundo a Reuters.

A aeronave havia decolado da cidade de Kaohsiung, no sul de Taiwan, e se dirigia para a ilha de Makong, mas caiu ao tentar pousar no município de Huxi, no distrito de Penghu, principal ilha na cordilheira conhecida como Pescadores."A condições eram de tempestade durante o acidente", disse His Wen-guang, um porta-voz dos bombeiros de Penghu.

Fotos do aeroporto mostraram alguns bombeiros usando lanternas para vistoriar os escombros na escuridão.

"Enviamos 11 pessoas com lesões do local do acidente para o hospital. Alguns edifícios adjacentes à pista de pouso pegaram fogo, mas não havia ninguém dentro no momento e o fogo foi extinto", acrescentou.

O People Daily's China publicou fotos do acidente:

Um vídeo publicado pelo Apple Daily Taiwan mostra o local na ilha de Penghu onde o avião caiu

O tufão Matmo atingiu Taiwan nesta quarta-feira, trazendo fortes chuvas e ventos e fechando desde o mercado financeiro a escolas.

Com informações da Reuters

Atualizado às 13h40.