NOTÍCIAS
18/07/2014 11:51 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:42 -02

Ucrânia divulga áudio com suposta comprovação de que rebeldes atiraram no avião da Malaysia Airlines (VÍDEO)

Agentes da SBU, agência de segurança ucraniana, disseram nesta quinta (18) que interceptaram ligações telefônicas que relacionam rebeldes separatistas à queda do avião da Malaysian Airlines que aconteceu ontem no leste da Ucrânia, a 50 quilômetros da fronteira com a Rússia. A região é cenário de conflitos entre separatistas pró-Rússia e o governo.

A SBU soltou uma versão editada do áudio no YouTube (assista acima).

De acordo com tradução do Huffington Post, a gravação começa com um suposto líder das tropas pró-Rússia, Igor Bezler, informando um oficial da inteligência militar russa chamado Vasili Geranin que os separatistas haviam acabado de derrubar o avião. Não há confirmação da identidade dos militares.

"Agora, bem agora, um avião foi abatido", diz Belzer. Em uma segunda conversa que, de acordo com a SBU, aconteceu logo após os rebeldes terem inspecionado o local da queda, um homem diz que "o avião se despedaçou no ar". Depois, ele complementa dizendo que tem "100% de certeza de que se trata de um avião civil".

O voo MH17 da Malaysian Airlines caiu no leste da Ucrânia, palco de revoltas separatistas, matando 298 pessoas a bordo. Autoridades dos Estados Unidos disseram que acreditam que a aeronave foi atingida por um míssil. Todos os lados do conflito - ucranianos pró-Ocidente e ucranianos pró-Rússia e russos - negaram envolvimento na tragédia.

LEIA MAIS

- Quem foi? Ucrânia e EUA acusam separatistas de derrubarem avião da Malaysia Airlines

- Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

- Avião da Malaysia Airlines cai na Ucrânia próximo da fronteira da Rússia (LIVEBLOG)