NOTÍCIAS
18/07/2014 16:42 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:42 -02

Fifa retira suspensão imposta à Nigéria por ingerência do governo local no futebol profissional do país

Jeff Gross / Getty Images

Em comunicado emitido nesta sexta-feira (18), a Fifa cancelou as sanções que havia imposto à Federação Nigeriana de Futebol por conta de ingerências do governo local à entidade que rege o futebol nigeriano. A seleção do país africano, com a punição, estava impedida de participar dos torneios chancelados pela Fifa, tendo sido, na quarta-feira, afastada de seu quadro de associados.

As penalidades se deram por conta da Federação Nigeriana de Futebol ter sofrido uma ação judicial no país, fato que impedia os dirigentes locais de administrarem as questões vinculadas ao futebol profissional nigeriano. Diante de uma revisão da interferência dos políticos à entidade, porém, a Fifa retirou a punição.

A nota emitida pela Fifa afirma que “o processo judicial que motivou a suspensão foi retirado" e “posto que foi reinstaurada a ordem estatutária nos órgãos legítimos da FNF”, foi cancelada a suspensão imposta aos nigerianos.

Assim, a Nigéria recuperou seus direitos de membro, voltando a ser considerada uma das associadas à Fifa. Apesar disso, o país deve ser impedido de disputar o Mundial feminino sub-20 pelo fato de a decisão favorável não ter sido tomada antes do último dia 15, prazo limite imposto pela entidade para reconhecer a equipe africana na competição.