COMPORTAMENTO
17/07/2014 13:08 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:23 -02

Música e sentimento: pesquisa mostra que Katy Perry está diretamente ligada à felicidade

Jason Merritt via Getty Images
WESTWOOD, CA - JULY 28: Actress/Singer Katy Perry attends the premiere of Columbia Pictures' 'Smurfs 2' at Regency Village Theatre on July 28, 2013 in Westwood, California. (Photo by Jason Merritt/Getty Images)

Felicidade, tristeza ou raiva. Há sempre uma música específica por trás de qualquer sentimento humano. Em recente pesquisa, o serviço de streaming de música Spotify conseguiu classificar quais são as canções que melhor se relacionam com as principais alterações sentimentais dos indivíduos.

A pesquisa comandada pelo professor de Psicologia Cognitiva e Neurociência Jacob Jolij, avaliou as principais músicas das paradas de sucesso nos últimos 18 meses. Entre os critérios analisados estão elementos como letra, escalas musicais e ritmo.

Leia também: 8 sinais de que você precisa fazer terapia.

Entre as canções analisadas pelo psicólogo holandês, Birthday, da cantora Katy Perry - faixa que "encoraja o movimento, o que provoca uma sensação de felicidade", além de outras como Magic, do Coldplay e Wake Me Up do produtor Avicii.

"A música pode provocar emoções e estimular a liberação de hormônios que afetam diretamente o nosso humor. Por exemplo, músicas felizes são rápidas, têm um ritmo forte, letras positivas e, geralmente, estão em escala maior", explicou Jolij.

A lista com as músicas selecionadas para a pesquisa, bem como os sentimentos que elas transmitem, você encontra no slideshow abaixo: