NOTÍCIAS
17/07/2014 22:23 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:42 -02

Datafolha aponta empate no segundo turno entre Dilma e Aécio

montagem / flickr

Candidata à reeleição na disputa pelo Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff (PT) oscilou dois pontos percentuais para baixo na última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (17), e aparece agora com 36% das intenções de voto. Segundo colocado na simulação de primeiro turno do pleito presidencial, Aécio Neves (PSDB) permaneceu com 20%, mesma porcentagem obtida na última pesquisa. Eduardo Campos (PSB), por sua vez, oscilou de 9% para 8%.

Pela primeira vez, no entanto, foi registrado um empate técnico em uma simulação de segundo turno. Em um eventual embate entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, a atual presidente da República teria 44% dos votos, ante 40% do senador mineiro - há uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Já em um eventual segundo turno contra Eduardo Campos, Dilma venceria por 45% a 38%.

Com base na pesquisa do Datafolha, entretanto, não é possível dizer se haveria ou não segundo turno se a disputa fosse hoje. Apesar de os rivais de Dilma, juntos, somarem 36%, mesma porcentagem da candidata do PT, a margem de erro deixa em aberto a realização ou não do pleito presidencial entre apenas dois candidatos.

Entre os entrevistados que desaprovam o governo de Dilma, o percentual oscilou de 26% para 29%, ao passo que entre os que apoiam foi de 35% para 32%. Isso explica a oscilação negativa das intenções de voto da candidata no primeiro turno e o acirramento dos possíveis embates com os candidatos do PSDB e do PSB no segundo turno.

Apesar de ainda poder vencer a disputa ainda no primeiro turno, Dilma lidera a taxa de rejeição, com 35%, três pontos percentuais a mais do que o último levantamento, realizado entre os dias 1º e 2 de julho. Em seguida, aparece o candidato Pastor Everaldo, com 18%. Aécio tem 17% e Campos, 12%.

No levantamento encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com a TV Globo, foram ouvidos pelo Instituto Datafolha 5.377 eleitores em 223 municípios na terça (15) e nesta quarta-feira (16).

Intenção de voto para presidente, em %

Dilma Rousseff (PT) - 36

Aécio Neves (PSDB) - 20

Eduardo Campos (PSB) - 8

Pastor Everaldo (PSC) - 3

José Maria (PSTU) - 1

Eduardo Jorge (PV) - 1

Luciana Genro (PSOL) - 1

Rui Pimenta (PCO) -1

Eymael (PSDC) - 1

Levy Fidelix (PRTB) - menos de 1

Mauro Iasi (PCB) - menos de 1

Em branco/nulo/nenhum - 13

Não sabe - 14