NOTÍCIAS
13/07/2014 22:03 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Jornais estrangeiros repercutem derrota da Argentina para a Alemanha

Jamie McDonald via Getty Images
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - JULY 13: Mario Goetze of Germany kisses the World Cup trophy after defeating Argentina 1-0 in extra time during the 2014 FIFA World Cup Brazil Final match between Germany and Argentina at Maracana on July 13, 2014 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Jamie McDonald/Getty Images)

A vitória da Alemanha sobre a Argentina na prorrogação, com gol de Mario Götze, repercutiu rapidamente de diversas maneiras por diversos países.

Na Alemanha, o diário esportivo Bild, chamou Götze de "Deus do futebol", comemorou o tetracampeonato da seleção nacional e fala que o "Super Mario jogou a Alemanha para o quarto título mundial". Já a revista alemã Der Spiegelenfatizou os títulos anteriores de 1954, 1974 e 1990 e creditou a Mario Götze a vitória sobre a Argentina.

Por outro lado, o tom pesaroso obviamente prevaleceu nos jornais argentinos. O diário esportivo Olé fez uma compilação de vários depoimentos de jogadores argentinos após a partida contra a Alemanha. Na manchete, uma aspa do goleiro Romero, dizendo que os jogadores argentinos "deixaram o coração em campo". O jornal Clarín afirmou que a vitória argentina "foi frustrada com um gol na prorrogação". O concorrente La Nación chamou atenção para a fala de Messi, que afirmou que estava triste e "queria apenas erguer a taça".

O New York Times optou por um simples "Alemanha derrota Argentina". Entretanto o jornal lembrou no início do texto sobre a final a frase "Imagina na Copa", como um símbolo de má sorte utilizado por alguns brasileiros sobre algo dando errado na Copa do Mundo. O inglês The Guardian relembrou a trajetória do grupo alemão que foi campeão mundial. O italiano Corriere Dello Sportoptou por destacar o gol de Mario Götze. O francês France Football segue pelo mesmo caminho e faz uma crônica do jogo com destaque para o autor do gol.