NOTÍCIAS
12/07/2014 11:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Brasil x Holanda: tentando aplacar o luto, Seleção joga pelo terceiro lugar em Brasília

AP

Há quatro anos, Brasil e Holanda decidiam uma vaga às semifinais da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Depois de um ótimo primeiro tempo, quando terminou vencendo por 1 a 0, o Brasil voltou mal para o segundo tempo e permitiu a virada dos holandeses, que acabaria chegando até a final, quando foram derrotados pela Espanha, ficando com o vice-campeonato. Desta vez, o enredo é menos glorioso: brasileiros e holandeses disputam o terceiro lugar da Copa em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, em uma partida que ninguém queria jogar.

O treinador da Holanda, Louis Van Gaal, irritado em ter que jogar uma partida que não vale nada, chegou a afirmar, em entrevista coletiva, que esta partida não deveria existir e que a única motivação para o jogo é tentar não terminar uma competição onde foram muito bem com dois revéses seguidos.

Já o Brasil tem uma situação ainda mais complicada, já que foi massacrado por 7 a 1 pela Alemanha em Belo Horizonte e, em um luto colossal, terá que jogar por sua dignidade, para não encerrar uma Copa que se esforçou tanto para organizar de forma ainda mais deprimente. Uma nova derrota, porém, poderia mostrar que a humilhação sofrida na última terça-feira não foi apenas um "acidente", como frisaram os integrantes da comissão técnica brasileira nas patéticas entrevistas realizadas na quarta e na sexta-feira - quem sabe, um novo "acidente" não poderia desencadear as mudanças almejadas pela sociedade.

Além da partida realizada em Port Elizabeth, na última Copa, Brasil e Holanda também se enfrentaram em outras três oportunidades. Em 1974, a "Laranja Mecânica" de Johan Cruyff venceu a Seleção por 2 a 0, avançando para a final da Copa do Mundo realizada na Alemanha Ocidental. Vinte anos depois, o troco veio com os 3 a 2 obtidos nas quartas de final da Copa dos EUA. Por fim, em 1998, no pênaltis, o Brasil despachou os holandeses nas semifinais da Copa da França.