NOTÍCIAS
10/07/2014 10:56 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Vídeo sem edição mostra como é viver um dia na Faixa de Gaza sob bombardeios de Israel

Um vídeo divulgado pela Associated Press mostra palestinos fugindo de nuvens pretas de fumaça no primeiro dia da ofensiva do Exército de Israel, com ataques aéreos contra a Faixa de Gaza. Somente nesse dia, dez palestinos, incluindo duas crianças, morreram.

O vídeo, com imagens fortes, mostra prédios destruído e pessoas sangrando nas ruas de Gaza. Uma série de ataques aéreos aparecem no final do vídeo.

Israel tem intensificado cada dia mais sua ofensiva contra Gaza, atingindo 320 alvos do Hamas. Somente nesta quinta-feira, 16 palestinos morreram em um ataque de míssil que atingiu uma casa e um café. Em três dias de ofensivas, 750 locais foram bombardeados e ao menos 90 palestinos foram mortos.

Israel disse que a ofensiva é uma resposta aos foguetes lançados pelo grupo militante Hamas e que já mobilizou 20.000 reservistas para uma “operação terrestre”, ou invasão. Israel afirma que o Hamas deve encerrar os ataques a foguete para que se considere uma trégua. Mas os militantes do Hamas se negam a parar e continuam lançando uma série de foguetes contra o território israelense.

Como o sistema de defesa de Israel intercepta esses foguetes no ar, nenhum israelense morreu nesses ataques. A Defesa de Israel também divulgou seu vídeo no final do mês passado mostrando “atividades terroristas em Gaza”, no caso um local de fabricação e um depósito de armas que foram bombardeados pelas forças israelenses:

Havia dois anos que a tensão entre Israel e o Hamas não chegava a esse nível. A crise começou com o homicídio de três adolescentes israelenses, seguida do aparente assassinato de vingança de um jovem palestino por três suspeitos judeus.

"O estado de Israel está pronto para qualquer cenário para proteger seus cidadãos", disse o presidente Shimon Peres. "O Hamas está matando seus cidadãos de Gaza ao colocá-los onde os foguetes são disparados".

(Com AP e via Washington Post)